
E assim se fez história! Primeiro jogo de sempre da equipa de futebol feminino da Académica em casa.
O dia 13 de Dezembro de 2020 marcou a estreia da recém-criada equipa de futebol sénior de futebol feminino de 11 da Associação Académica de Coimbra / Secção de Futebol, na condição de anfitriã, no mítico estádio de Santa Cruz.
O dérbi frente ao Esperança Atlético Clube de São Martinho do Bispo, referente à terceira jornada do Campeonato Nacional de Futebol Feminino da III Divisão, série E, inicialmente previsto para o início de Novembro e adiado a pedido da equipa visitante, teve início às 11 horas.
Antes, numa celebração sóbria, mas emotiva, como assim o exige a situação de pandemia que o País vive, as jogadoras da casa entraram em campo pisando as capas dos estudantes universitários que compõem a equipa de futebol masculino sénior da SF, no tradicional “canelão”, a que se seguiu o F-R-A do recém-eleito Presidente da Direção Geral da AAC.
Apesar de desfalcada pelas ausências de algumas jogadoras que atuaram nas duas jornadas anteriores, a equipa da AAC entrou forte e decidida, tendo disposto de várias oportunidades claras de golo nos primeiros 20 minutos de jogo, onde pecou na finalização por aparente desacerto na hora do remate, agravado por alguma falta de sorte.
Contudo, completamente contra a corrente do jogo, seria o Esperança a inaugurar o marcador aos 25 minutos, numa rápida jogada de contra-ataque. Sentiu o golo a equipa da Associação que esteve perto de sofrer o segundo golo pouco de pois em nova jogada rápida da equipa visitante. Mais calma, a equipa de negro recuperou o controlo do jogo, mas manteve-se perdulária. A igualdade só chegaria por intermédio da central Carolina Costa, capitã no jogo de Domingo, à passagem do minuto 39, na marcação exemplar de um livre direto à entrada da área. E quando nada o fazia esperar, canto ganho pela equipa visitante, e a bola cruzada para a confusão da área resulta no segundo golo do Esperança quase ao findar da primeira parte, ao minuto 42.
Após o intervalo voltou a entrar forte a AAC. Contudo, fruto das ausências e do facto de algumas atletas terem entrado no plantel mais tarde, com o passar do tempo começou se a notar algum cansaço, criando a equipa menos oportunidades de golo em comparação com a primeira parte. Foi já com o jogo muito batalhado a meio campo que a equipa do Esperança chegaria ao 3 a 1 num remate de fora da área, numa das poucas oportunidades de golo que teve em toda a segunda parte.
Com muito querer e vontade lutou a equipa da Briosa até ao fim, tendo sido recompensada com um golo, o segundo de Carolina Costa, na marcação de uma grande penalidade. Até ao fim, destaque novamente para Carolina Costa, que na marcação de novo livre direto obrigou a guarda-redes do Esperança a uma defesa de recurso, tendo a bola caprichosamente batido no poste.
Um jogo em que claramente a equipa da Briosa jogou e se bateu por outro resultado, não sendo inferior, mas em que a equipa do Esperança se mostrou mais eficaz.
Dia memorável para a Académica.
O Futuro promete!
O Blog deixa estupefacto todos os sócios e simpatizantes da nossa equipa. Anos anteriores quando estávamos por baixo eram dezenas de posts semanais. Agora em que a equipa semana a semana está a ter um percurso altamente BRIOSO que a tem catapultado para os lugares cimeiros há silêncio….. silêncio. Distante de Coimbra mais de 100 lm e sócio há mais de 50 é uma postura que não entendo. Mas tudo deve ter uma explicação… Votos de um Bom ano para todos e que o plantel continue com o empenho, a entrega e a garra que tem patenteado porque semana a semana vão acumulando pontos. E o que conta neste momento é somar pontos.
Olá Pedro,
Vai sair hoje um post.
Já enviei para os editores hoje de manhã, mas ainda não devem ter tido tempo de publicar.
Um abraço
Afinal esta pagina so existia qd as coisas correm mal.
A fazer uma campanha de bom nível que eleva o espirito para uma possivel luta pelo regresso aos palcos que a nossa briosa merece, nem uma palavra.