“Extra” plantel (directamente) temos que:
* A AG votou favoravelmente o orçamento para 2015\16 (3,2M €);
* A AG votou a alteração do capital social da SDUQ;
* O JES veio dizer que vamos ter alguns jovens da formação no plantel principal (pelo menos na pré época), mercê das restrições financeiras que há;
* A época começa a 6 de Julho e já foram marcados 7 jogos treino, todos com equipas da I ou II liga, estando o jogo de apresentação aos sócios tentativamente agendado para 4/5 de Agosto.
Respeitante ao plantel:
* Contratamos aparentemente (mais) um central brasileiro de 23 anos – Gustavo – das divisões distritais do Brasil por empréstimo;
* Contratamos a custo zero um armador de jogo franco-argelino de 26 anos – Selim Bouadla – proveniente de uma equipa de topo do futebol húngaro, e com experiência nas competições europeias;
* Estamos ainda – de acordo com o Viterbo – à procura de mais 1 médio, 2 extremos e 1 avançado. Deste lote, fala-se na possibilidade de Renato Santos (ex-Tondela) poder assinar por nós, estando a ser disputado no entanto também pelo Vitória.
* Falou-se também já há uns dias atrás que o Diogo Valente iria assinar por um ano, e surgiu a notícia de ser hipótese o Salli ficar na próxima época;
* Não há novidades em termos de dispensas mas, tendo em conta os jogadores que se pretende contratar, é natural que dos 4 extremos actualmente no plantel saia um (o Magique?); a contratação do Selim, o regresso do Jimmy e a intenção de contratar mais um “médio interior” poderá indiciar a saída de alguém do meio campo (Mineiro? o próprio Jimmy?) ou então a utilização do Makonda como defesa esquerdo, abrindo uma vaga no meio campo;
Quanto ao central brasileiro, é daquelas contratações que não se entende, ou por outra, que se pode entender negativamente. Não faz grande sentido, e ainda para mais na sequência das contratações que se tem feito (que, claro, para alguns de nós são\seriam sempre uma merda, independentemente de agora haver algum critério na escolha dos jogadores) ir buscar um tipo aos distritais do Brasil é uma estupidez! Até em termos de imagem é mais um tiro no pé da direcção. Quanto ao jogador em si, não conheço, nunca vi, não faço a mais pequena ideia do valor dele. Tanto pode ser um “Djavan” como um “Iago”. Esperemos que seja um “Djavan”.
No que diz respeito ao médio ofensivo, é um tipo que tem já bastante experiência, já foi campeão, já jogou a Liga Europa e a Champions (ainda que somente qualificação) e pode acrescentar algo à equipa. Não é muito grande, mas oxalá seja “grande coisa”!
Deste Renato Santos o pouco que sei é que foi formado na lagartagem e por isso, à partida, alguma “escola” há-de ter. Foi para o Rio Ave quando chegou a sénior e foi sendo emprestado a clubes da segunda liga onde jogou sempre com regularidade. A segunda metade da época passada passou-a no Tondela, onde foi regularmente utilizado (ainda que não sendo titular). É alto, especialmente para extremo, e ainda é novo (23 anos) sendo de algum relevo o facto de o Vitória (aparentemente um grande clube-escola\aproveitador das formações) estar interessado nele. Não há-de ser mau!
Quanto ao Diogo Valente, sinceramente não sei se estará com “andamento” (físico e psicológico) para vir acrescentar valor ao plantel! A sua segunda passagem por nós (com o Sérgio Conceição) não foi muito famosa, agora não sei é se por questões relacionadas com ele, ou com o Sérgio! Se vier em boas condições físicas, e com vontade de “relançar” a carreira connosco para fazer mais 3/4 anos (visto que vai fazer 31 em Setembro), é lógico que pode ser um jogador importante; como já referi, não sei se física e psicologicamente este é o Diogo Valente que fez o centro para ganharmos a taça em 2012, ou se é o Diogo Valente que “foi jogando” aos bochechos em 2014.
O Salli, epá, confesso que do pouco que o vi jogar não me pareceu mau jogador! E tendo em conta que passou meia época magoado acredito que não terá lugar no Mónaco, e como tal até poderá ser uma hipótese real. E dado que até já se conhece o rapaz…
E pronto, é isto que se tem passado nos últimos dias. Continuamos – a meu ver – a fazer as coisas a um bom ritmo, aparentemente de uma forma bem mais programada do que em anos anteriores (especialmente no ano passado), e de uma forma mais estruturada – algo que creio ter “dedo” do Viterbo – e, ainda que a contratação (aparente, pois ainda não foi apresentado) do ‘zuca seja um tiro no pé (quer dizer, desportivamente apenas de forma potencial) as restantes contratações têm sido razoáveis\boas. Não são “craques”, mas são jogadores com provas dadas!
Saudações
O sorteio do campeonato deixa-me muito preocupado… nos últimos jogos em casa recebemos o Porto, Braga e Benfica. Ou bem que o nosso campeonato está feito até essa altura, ou então vamos ter dificuldades…
http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/vitoria_guimaraes/interior.aspx?content_id=4662492
Nii Plange a caminho…
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/vitoria_guimaraes/interior.aspx?content_id=959614
“Ah, e tal… O futebol profissional não se compadece com outros tempos, aqueles da capa e batina!”
Mais um jogador profissional que conclui um Mestrado. No Guimarães.
gosto particularmente do “na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco”…
parabéns ao João Afonso, e aos outros jogadores que têm “cabecinha” para este tipo de pensamento a longo prazo
porém, e como penso ser bastante simples de ver, este caso é apenas uma das excepções que confirma a regra…
Até nisto já não somos referência…..triste!!!
Graças a deus são cada vez mais as excepções e se juntássemos todas ainda éramos capaz de ter melhor onze do que no ano passado
Caro Andre, para mim, e para outros, a Académica deve ser a guardiã das excepções e onde lugar privilegiado para as mesmas acontecerem. A alma mater da excepção, diria mesmo.
Quanto ao “deve ser simples de ver”, não o entendo. Não entendo a Académica como algo simples e linear, por exemplo. Não entendo que, por algo ser complicado e contra corrente, devamos abdicar de ideais e valores. E, não, continuo a não achar impossível que na Académica se conjuguem correntes, se compatibilizem tendências e se faça mais. Os Joões Afonsos deste mundo, que por aí andam (da mesma forma na Académica, como no Rio Ave ou no Alguidares de Baixo, o que é muito triste) dão-me razão.
Partilhando a mesma Académica caro Filipe não deixo de me interrogar se a maioria deseja algo simples, linear, diria mesmo comum e ordinário, mesmo sabendo que lhe foi legado o privilégio da excepção.
“As mais belas espécies estão em vias de extinção”
Também acredito que vale a pena ser de uma Académica simples e linear de excepcional…ou que mantenha algo que possa ser contado de diferente forma, ao menos.
Briosa para sempre
Já não sei o que pensar ou em quem acreditar, o mais futebol diz isto:
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/vitoria-setubal/gil-vicente-acusa-v-setubal-e-academica-de-serem-devedores-cronicos
O zerozero diz isto:
http://www.zerozero.pt/news.php?id=157617
O Diallo, que esteve connosco, esteve até agora num clube russo onde até marcou um golo ao Zenit num jogo (julgo eu) amigável, mas aparentemente desvinculou-se e assinou 3 épocas com o marítimo…
Não lhe desejo nada de mal, mas se for titular no Marítimo, ou é milagre do Espírito Santo, ou mau profissional.
Quem não conseguiu jogar nem no Arouca nem na Academica…
ele não se desvinculou, quando assinou em Janeiro assinou por meio ano com outra de opção, que me parece não terá sido accionado.
O Diallo sempre me pareceu um jogador acima da média, muito superior ao Cissé que foi acumulando minutos. Confiemos, contudo, no nosso Viterbo.
Lembro-me, igualmente, do Moussa Gueye, da época anterior que, na segunda metade da época, prometeu bastante… Por onde andará?
Se não aproveitam algum jogador ou jogadores que fossem válidos p/ a equipa principal, então porquê a existência desta? É preferível não a ter, e mesmo os juniores, a maioria deles não é aproveitada. Posso me enganar mas vai ser a aflição do costume; mas o melhor é esperar pelos 1ºs jogos da liga, para termos uma perceção melhor que nos permite avaliar a equipa. Espero que este ano em casa sejamos mais autoritários, pelo menos, com as chamadas equipas do n/ campeonato .
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/vitoria-setubal/gil-vicente-acusa-v-setubal-e-academica-de-serem-devedores-cronicos
Até pode ter muita razão no que diz, e contra nós falo, uma vez que sou da académica. Mas não deixa de ser uma típica machadada desesperada para ficar na primeira liga. O típico argumento dos perdedores. Se querem acusar os clubes de incumprimento tudo bem, mas ao menos não venham para cá com falsos moralismos como se fossem grandes paladinos da moral porque sabem muito bem, mesmo que seja mesmo só lá no fundo, que não estão preocupados com a “justiça”, mas sim com o ficar na primeira liga. E isto é preciso ser dito.
Têm alguma razão quanto ao Setúbal que, de facto, todos os anos recorre a acordos que depois não cumpre para se poder inscrever, e que, para além disso, todos os anos apresenta ordenados em atraso a meio da época.
No entanto, é ridículo colocarem a Académica no mesmo saco: não só não nos costuma acontecer esta situação no momento da inscrição, como há muito tempo não se houve falar em ordenados em atraso no clube.
Para além disso, a dívida do Setúbal ao fisco ascende a 5 milhões, enquanto que a da Académica é de €500.000…ou seja, 10%.
Acresce ainda que o prazo para inscrição ainda não terminou e que, portanto, tanto o Setúbal como a Académica ainda podem perfeitamente regularizar a situação.
Gostei imenso que o Gil Vicente tenha descido: são um clube reles, que constantemente nos roubava imensos pontos, treinados por um nojento (José Mota), com um presidente de igual estirpe.
Desde que se habituaram a andar nos tribunais, no caso contra o Belenenses, tentam a todo o custo recorrer aos mesmos para conseguir o não conseguem em campo.
Por mim só paravam na Distrital de Braga.
Independentemente disso, é lamentável que não nos tenhamos precavido, pagando no primeiro momento as nossas obrigações.
Para quem ler esta notícia, a Académica passará a ser um clube constantemente devedor, igual ao Setúbal.
Sou o único a achar que continuamos muito parados em termos de novas aquisições!? Ao menos não compramos fiascos…
Não deve ser o único, infelizmente. Aparentemente a ” coisa” não vai bem. Pelos vistos não há dinheiro …..
Faltam 4 dias para começarem os trabalhos e não se vê nem se ouve nada de especial sobre o plantel. Vamos esperar calmamente sem stress. Como diz o ditado……….na 3ª só cai quem for burro !!! Mas…
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/academica/interior.aspx?content_id=958879
que miséria..
Todos os anos aparecem sempre estas situações e geralmente são quase sempre as mesmas equipas que aparecem…
Não se assustem. Se for como sempre, estas situações serão regularizadas normalmente como é habitual e tudo acabará bem.
é triste estar neste barco…
estas notícias põem em causa o que até agora era a bandeira da direção, o rigor financeiro e o pagamento das contas em dia… dá que pensar, ter o nome da instituição associado a este tipo de notícias.
Ao que sei é uma questão relacionada com um prémio a um ex-jogador …
não é só um, é mais do que um…
um dos casos é mais “delicado”, dada a quantia em causa, e propôs-se-lhe um método de pagamento que ele\representante não aceitaram.
infelizmente era expectável este desfecho – pois a situação já dura há algum tempo – mas nada tem a ver com o que está “a pagamento”. os colaboradores actuais têm a situação regularizada. mas sim, é bastante desagradável a situação.
no entanto penso ser algo ultrapassável…
Volta-se a falar da equipa sub-23.
Se não for para aproveitar alguns jogadores para o plantel principal é um desperdício de dinheiro.
Vivo longe de Coimbra e nunca a vi atuar. Pelo que leio no blog valeria a pena investir em um ou dois dos jogadores em destaque nesta equipa e trazê-los ao plantel principal. Se o ponta de lança marcou muitos golos e tem instinto de “matador” era bem vindo e será certamente melhor futebolista que muitos brasileiros que passaram pela Briosa.
Volta a falar da equipa sub-23.
Se não for para aproveitar alguns jogadores para o plantel principal é um desperdício de dinheiro.
Vivo longe de Coimbra e nunca a vi atuar. Pelo que leio no blog valeria a pena investir em um ou dois dos jogadores em destaque nesta equipa e trazê-los ao plantel principal. Se o ponta de lança marcou muitos golos e tem instinto de “matador” era bem vindo e será certamente melhor futebolista que muitos brasileiros que passaram pela Briosa.
A Equipa de Sub-23:
Em resposta ao Pedro,convirá referir que sendo a equipa de SUB 23 totalmente amadora,os jogadores que a constituem não podem “alinhar” na equipa profissional,o que aliás também se verificaria com a equipa da Secção de futebol.Para poderem “subir” à equipa principal os jogadores terão de assinar contrato como profissionais.
Desde já obrigado pela resposta.
Quererá isto dizer que se tiverem contrato profissional poderão “subir”? Um jogador com contrato profissional poderia eventualmente jogar pelas duas equipas?
E jogadores da equipa A podem jogar nesta amadora?
Cumprimentos.
Caro Pedro.
A equipa sub23 na situação em que está é um duplo erro.
O primeiro erro é que sendo uma equipa amadora e não uma equipa B, todas as “passagens” de jogadores só poderão ser feitas no sentido de Sub23 para a A e a passagem é feita através da assinatura de um contracto profissional, ou seja, não é possível a rotação de jogadores.
O segundo erro é, como provavelmente a direcção sabe tanto da valia dos jogadores que lá estão como sabe de um outro qualquer clube que dispute os distritais portugueses (porque dos brasileiros já conhece), logo qualquer jogador que dê mais nas vistas pode facilmente e em qualquer altura (uma vez que é uma equipa amadora) assinar por outro clube profissional sem haver aso a negociações ou qualquer retorno para a Académica.
Mas com uma equipa B (em sentido próprio) também os jogadores teriam de ter contratos profissionais, para circularem entre as 2 equipas.
Se a equipa sub-23 é da SDUQ (e penso que sim) o que faz falta é subir a equipa até aos escalões profissionais para haver as tais trocas (até porque os jogadores amadores nem sequer podem jogar nesses campeonatos).
E penso que faz todo o sentido a existência de uma equipa B, i.e, uma equipa que faça a transição entre a formação (juniores) e o futebol profissional.
Com o Tourizense não resultou, carapinheirense também não.
É tempo de mudar de paradigma.
caro mitico
Isto parece uma pescadinha de rabo na boca, as equipas B só fazem sentido se houver aposta em jogadores da formação. Se houver uma rigorosa procura de melhorar cada escalão ano após ano até chegarem ao ultimo ano de junior. E, de seguida, para os atletas não perderem a evolução nem o clube os direitos dos mesmos haver uma transição para uma equipa B para mais tarde integrarem a A.
Enfim, algo que não acontece na Briosa e, ou se assume que não se faz e deixamos de gastar dinheiro nisso ou se faz e faz-se bem feito. Agora, meias ou mal dadas é que não.
sem dúvida Tiago.
Eu preferiria a aposta a sério. Temos dimensão para isso e muito mais.
Mas fazer como o Paços faz, i.e, utilizar os clubes da região para colocar os seus jogadores também é uma boa estratégia, embora low profile e a exigir uma atenção permanente e uma rede de contactos bem estabelecida.
Coisas que não tem0s, como se sabe.
Por isso é que a aposta numa equipa B sobre a nossa égide seria mais eficaz. Forçava o desenvolvimento de todos esses vetores (organização, formação, etc etc).
Pedro tem razão, fala-se muito nesta fase da pré época, mas de concreto. Se não vier Gonçalo Paciência, que seria ótimo, eu acho muito difícil, que se opte pelos avançados da equipa júnior. Caramba Viterbo, é assim tão difícil. Se o Licá quisesse não seria uma má aquisição, mas tb acho difícil vir, não impossível. Jogadores juniores que vão p/ outros clubes e até fazem boa figura e seriam uma boa aposta na equipa principal, deixam os partir, e depois vão buscar jogadores piores ou semelhantes, não consigo perceber. Primeiro devia-se ver se a equipa júnior tem jogadores p/ colmatar as deficiências da equipa principal, e depois é que se ia ao ver noutros pontos. Será que o Viterbo sendo da casa tb faz o mesmo que os outros treinadores? tanta coisa com o Viterbo homem da casa, bla, bla.
Como o comentário abaixo indica, falta-nos entregar alguma documentação para a nova época e assim não podemos inscrever novos contratos (incluído os de formação).
Esperemos que seja isto e que nós próximos dias tenhamos alguma surpresa.
Cumprimentos.
Entretanto no zerozero:
“A Liga de Clubes confirmou que o Beira-Mar não irá participar na Segunda Liga da nova temporada. Esta decisão acontece devido «aos incumprimentos dos pressupostos financeiros» que os clubes estão obrigados. Perante a vaga aberta, o Atlético foi convidado a ocupar o lugar dos aveirenses.
Em comunicado, a Liga faz ainda saber que todos os outros clubes, que garantiram um lugar de manutenção, foram admitidos para a 1.ª e 2.ª Liga, embora existam vários emblemas que têm documentação em falta e não podem, por isso, inscrever novos contratos, nem de formação, tal como utilizar atletas já registados.
Os clubes que estão, para já, nesta situação são Vitória de Setúbal, Académica, Leixões, Aves, Olhanense, Oliveirense e Oriental.”
http://www.zerozero.pt/news.php?id=157358
Por falar em Beira-Mar, era bom o Vítor Vinha regressar, embora já estejamos bem servidos para a posição.
Parece que Licá, não faz parte dos planos do Porto que o vai “libertar”. Gostaria de o ver de novo em Coimbra, pois é um jogador que nos faria muito jeito. Rafael Lopes e Rabiola valem em conjunto apenas 8 golos em 34 jogos, o que me parece muito pouco para as nossas necessidades. Gonçalo Paciência também me parece uma boa aposta mas nada fácil de conseguir …
Briosa Sempre
Andamos à procura de mais um avançado e pelos vistos vai ser um emprestado, falou-se em Gelson Martins, agora Gonçalo Paciência…
Comentou-se aqui por várias vezes o Rui Pereira e o Mbala e também gostava que a escolha recaí-se sobre um dos dois ou porque não até nos dois.
Chega de alimentar a vaca dos outros. Atenção que não sou contra os empréstimos se estes de facto renderem também para o nosso lado (ser de facto um craque, isenção de salários, cláusulas a nosso favor… é preciso saber assinar contratos, negociar… mas isto é com a direção)
RUI PEREIRA, admito que não vi jogos da equipa sub-23. Vi o vídeo e parece de facto bom (mas o William Araújo também parecia o próximo Hulk…).
Mas quem o viu jogar só lhe aponta elogios: Forte, alto, rápido, móvel, potente, com presença, dá-se ao jogo, bom nas bolas paradas…
Números apresentados esta época:
28 jogos (27 a titular, 1 suplente a jogar 22 minutos)
2414 minutos
21 golos
média de 115 minutos por golo
média de 1 golo a cada 1.3 jogos
Nas últimas 5 épocas tem atingido sempre uma marca superior a 10 golos. Números bastante interessantes mas isto são apenas estatísticas numa competição baixa.
Com estes números merecia no mínimo realizar a pré-época com a equipa principal.
MBALA, além daqueles escassos minutos que me fizeram sorrir contra o Porto não vi mais nada. Do que me disseram (um companheiro de equipa dele) ele dá-se muito ao jogo, à velocidade, explosão, nunca desiste, grande pulmão, tecnicamente razoável, com faro de golo.
Números apresentados esta época nos júniores:
28 jogos
11 golos
média de 1 golo a cada 2.5 jogos
Gostava de saber o futuro deste rapaz visto que é de 96 e este ano já será sénior…
Quanto à equipa sub-23 gostaria de saber a sua utilidade, alguém me poderá esclarecer?
Os jogadores podem andar entre uma e outra equipa à semelhança das equipas B? Um jogador na equipa sub-23 poderá jogar pela A? Os da A pela sub-23? Isto era brilhante, poderíamos colocar os excedentários a provar o seu valor. Em notícias durante a época aparecia que nos treinos tinham a presença de alguns júniores mas nunca da equipa sub-23. Será esta equipa mesmo nossa? É que não parece, apenas financiamos e não temos qualquer proveito… ainda para mais estando de época para época a tentar reduzir despesas…
Gostaria mesmo que me respondessem às respostas pois estas não são retóricas ;). Alguém que explique as regras de uma equipa sub-23, obrigado.
Força Briosa!
O Record adianta que o Ki, dos juniores, também vai assinar e subir aos seniores. Segundo eles, “não engana”…
Desculpem introduzir este assunto, mas gostaria de saber a v/ opinião sobre, se concordam ou não com a constituição de uma equipa feminina AAC/OAF? Eu sei que muitos não apreciam futebol feminino, mas que tem qualidade tem, é uma questão de mudança de mentalidades, e estas são difíceis de alterar de uma forma mais rápida. A imprensa tanto escrita, mas principalmente a TV poderia ter mais empenho em fazer algo diferente e dar tempo de antena, pq queiramos ou não o audiovisual é a forma mais rápida, atrativa e funcional p/ que as coisas tenham mais visibilidade. Era a única coisa que concordava com o ex candidato Nuno Oliveira; mas como se sabe da intenção á prática vai ainda um espaço grande.
Como dizia o James Brown ”It’s a man,s, man’s, man,s world”…
Mas pronto, se na secção de futebol ainda não há, passará a haver.
Claro que a Académica devia e podia ter uma equipa de futebol feminina.
São cerca de 10.000 raparigas estudantes, salvo erro, garante de uma base de recrutamento invulgar.
O futebol feminino a 10/20 anos terá uma enorme dimensão tal como aconteceu no ténis, na ginástica ou no atletismo.
A questão de fundo uma vez mais é como unir SF e OAF.
Questão que terá que ser resolvida com o tempo para bem de todos, de uma só Académica nas diferentes modalidades e no futebol evidentemente…sob pena da modernidade e do fundamentalismo continuarem a cindir Coimbra tornando-a mais pobre…mais grave, de diferentes memórias numa só história.
Briosa para sempre
Ora cá está:
http://www.diariocoimbra.pt/noticias/transferencias-de-eder-e-cedric-podem-dar-lucro-briosa
Segundo o pasquim o jogo, a Briosa deverá lucrar 20 a 30 mil euros com o Cedric e 100 mil euros com o Éder. Nem a fugir de hoteis ele se conseguiu esquivar de retribuir a aposta da Briosa nele, ainda que sem o propósito.
Saudações briosas.
O Record fala na hipótese de empréstimo do Gonçalo Paciência.
Se bem que é um emprestado, e como costume, irmos valorizar para terceiros, dava um jeitão…
Temos direito a algum guito da transferência do Eder para o Swansea?
Também me estava a perguntar o mesmo…
Acho que uns 25 mil euros …
será assim tão pouco, menos de 0,5%?
Só com o Éder serão 350.000,00 euros (5% de 7 milhões).
Mas não deixa de ser caricato preocuparmo-nos com «peanuts»..
Esses 5% não serão repartidos por todos os clubes da formação (dos 12 aos 23 anos)?
A meu ver 350 mil euros não são peanuts, com 300 mil euros comprámos o Rafael Lopes, por exemplo…
caro MJG, agora deixou-me na dúvida.
É capaz de ser como disse.
Quando tiver um tempinho vou ler os regulamentos..
Cumprimentos.
João, e se tivéssemos mantido o Éder mais uns anos, receberíamos o quê?
A ideia que tenho é que é dividido pelos clubes da formação como não poderia deixar de ser. E devera ser proporcional ao tempo que esteve no clube
Parece que se sabe o que se anda a fazer.
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/academica/interior.aspx?content_id=958401
Do Gustavo é que nem uma palavra.
Não não, o Viterbo está a ser “politicamente correcto”…
Politicamente correcto, até porque é essa a forma de ir mudando mentalidades que pareciam não entender a Académica.
Vai chegar a altura de se ser politicamente incorrecto e depois tiraremos as nossas conclusões.
Como o meu caro escreveu, algo mudou na nossa política de contratações, mas o treinador vai mudar…é só uma questão de tempo.
Depois veremos que Académica teremos.
Briosa para sempre
http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=557106
????
O jackson martinez assinou pelo atlético de madrid
O Maxi Pereira parece que vai o mesmo para o Porto
O Chelsea está a um passos de contratar o Falcão
O Braiam Ruiz parece que está perto do sporting
Ah!… O juninho Paraíba do atacaí de Iacatunga parece que assinou pelo vasco da gama de Sines.
Eu passo a explicar para os mais incautos:
Em discussão aqui neste Blog, apontaram-se as posições mais carenciadas do plantel e os jogadores de qualidade, acessíveis, para serem contratados.
Eu apontei, respetivamente, o lugar de defesa-direito e o Paulinho, a acabar contrato com o Moreirense.
Ora o mesmo assinou pelo União da Madeira, daí ter juntado o Link.
De nada.
PS: lá para a 3.ª, 4.ª jornada, espero que se lembrem destes posts.
E este, será inferior ao Rafael Lopes e ao Rabiola?
Ou o problema é…ser nosso?
https://www.youtube.com/watch?v=vMuQnuYquZk
Pois…
Os sócios mereciam uma explicação para a não integração deste sub23!
Tem números interessantes (golos marcados) e insistentemente ligado ao Atalanta (Itália). Já tinha falado aqui dele.
Mas quem o conhece bem é o Viterbo, pelo que só não virá se o treinador não o quiser, parece-me!
Vamos lá ser sinceros. O objectivo dos sub-23 é captar talentos para a equipa A, apenas e só. Se o fosso entre os sub-23 e a exigências de uma equipa A são assim tão grandes então não sei para que serve a equipa. É que nem sequer dá para meter a rodar jogadores como o João Gomes por uma questão de burocracia com as inscrições ao contrário das equipas B… Não há posição mais privilegiada para correr o risco de apostar num jogador incerto como a posição de 3º ponta de lança. Basicamente só joga nas taças… portanto se não se aposta no Rui Pereira não sei em que vamos apostar. Mais valia deixar de ter sub-23…
Exactamente..
Eu estava a escrever mais ou menos o mesmo, ao mesmo tempo. (Comentário abaixo).
Deste vi eu 6/7 jogos. E é DE FACTO bom.
E não me venham com as tretas de que joga num campeonato inferior…a posição de PL é, provavelmente a par de GR, aquela em que a divisão faz menos diferença…os movimentos, as desmarcações, a recepção orientada, a colocação e potência de remate. a dimensão das balizas, …, é igual independentemente de onde se joga.
Para além disso é bastante mais jovem do que os da equipa A, tendo por isso mais margem.
Se me dessem a escolher entre este subir à equipa A ou a contratação do Rabiola, eu não teria dúvidas…
Este jogador merecia sem dúvida ser chamado à equipa principal, nem que seja apenas para fazer a pré-época e ver como ele se sai ao pé dos da A.
E, dado o número de jogos e golos marcados acho que o próprio Viterbo terá nele alguma estima e confiança, o que me pode levar a pensar que, caso ele não seja chamado poderá ser uma prova que comprova que afinal o Viterbo não terá palavra na constituição do plantel.
É com prazer que anuncio que encontrei o próximo filão a explorar, logo após o Gustavo!
Não é de Jacutinga nem de Francana, mas sim de Santa Cruz… na Bolívia.
E acabou de ser eliminado na Copa América!
É defesa central, portanto é concorrente natural do Gustavo…
E o seu nome é…. Cristian Coimbra. COIMBRA!!
Joga no Blooming, clube boliviano, deverá ser acessível.
Se este não é o próximo jogador a adquirir, então não sei a que raio de política de mercado estamos entregues…
Peço desculpa pela duplicação do comentário.
É com prazer que anuncio que encontrei o próximo filão a explorar, logo após o Gustavo!
Não é de Jacutinga nem de Francana, mas sim de Santa Cruz… na Bolívia.
E acabou de ser eliminado na Copa América!
É defesa central, portanto é concorrente natural do Gustavo…
E o seu nome é…. Cristian Coimbra. COIMBRA!!
Joga no Blooming, clube boliviano, deverá ser acessível.
Se este não é o próximo jogador a adquirir, então não sei a que raio de política de mercado estamos entregues…
João Gomes deverá assinar contrato profissional por .. 2 épocas.
Espero que a parte dos 2 anos seja mentira.
E também lanço a seguinte pergunta: como é que deixamos um GR internacional com um potencial enorme chegar a finais de Junho sem ainda ter assinado contrato profissional???
Isto não deveria ter sido feito há meses?!
Esperemos que assine rápido. Mas a verdade é que se um clube qualquer nos o quisesse ter roubado…já o teria feito.
Mais uma vez.
Será de 2 a 3 épocas…
Temos aqui chico-esperto. Então a maioria daqueles que vêm da formação assinam contractos de 4 ou 5 épocas, como Pedro Nuno, Flávio Ferreira, Jimmy e este vai assinar por metade disso porquê?
Está armado em vedeta ou está com medo de não ter lugar? Bem, também não o censuro a avaliar pelo destino que se tem dado aos nossos guarda-redes formados…
Hmm…resta saber se é ele que só quer assinar por 2/3 anos, ou se é isso que lhe está a ser proposto. Custa-me a crer que a esmagadora maioria que assina connosco faça questão de o fazer por apenas 2 anos…
De qualquer modo, esta questão deveria ter sido tratada há muito tempo. É inconcebível chegar ao dia 26 de Junho e ainda não ter sido feito, quando se trata de um jogador da formação…
Chico-esperto porquê? Cada um sabe de si, e se o clube estiver interessado, no 2º ano de contrato começa logo a rondar, assim é que deve ser. Mas devia jogar p/ ver a sua evolução, porque sinceramente Lee, não inspira segurança. Trigueira ainda não posso dizer qualquer coisa que seja, pq não o vi jogar.
Jantar da Casa da Académica em Lisboa com José Viterbo!
Vai realizar-se pelas 20h00 de 30 de Junho no Restaurante da AFAP – Associação da Força Aérea Portuguesa, sito na Avenida Gago Coutinho, n.º 129, em Lisboa.
Custo: €25,00 (vinte e cinco euros).
Vamos comparecer e, se possível, colocar-lhe muitas, ou algumas, das perguntas que por aqui têm aparecido!!!
Amigos e companheiros, cá vos esperamos!!!
“Tito” Costa Santos
Amigo Tito, mais valerá comermos, bebermos e confraternizarmos, e deixar estes temas, demasiado “técnicos”, para outras oportunidades ou tertúlias, digitais ou não. Por mim, pode Viterbo comparecer descansado.
O Capela não é bom, não tenho pena que vá embora …… se se for buscar melhor.
Português, estudante, 2 anos em Coimbra…..
Caro Rui,
não só engordamos a galinha dos outros, como engordamos a galinha para os outros.
Não é um fora de série mas também não é mau. E tem esses 2 predicados adicionais que o tornam interessante para a Académica.
Vamos ver o que vale o Gustavo, em comparação.
http://www.maisfutebol.iol.pt/transferencias/sp-braga/anibal-capela-confirma-que-vai-jogar-no-rio-ave
Anibal Capela no Rio Ave
Incrível.
Rescindiu com o Braga e assina pelo Rio Ave por ser um clube estável…..
Já somos comidos pelo Rio Ave…..
Outro caso que carece de explicação é o do Olascuaga.
Este jogador foi campeão Peruano, tendo disputado, de facto, a maioria dos jogos – 32. Jogou a Libertadores – 5 jogos. Nas épocas anteriores realizou também bastantes jogos: 21 e 22.
É muito apreciado pelos adeptos dos seus antigos clubes. (Como é facilmente constatável ao ver o Facebook da Académica, onde, mais de meio-ano após a sua saída do Perú, adeptos Peruanos inundavam as caixas de comentários pedindo a sua utilização).
Estamos a falar de um jogador formado no Alianza Lima e que mais recentemente alinhava no Universitario.
E que clubes são estes? Apenas os 2 clubes com mais títulos de campeão Peruano – 22 o Alianza e 26 o Universitario.
Do pouco que deu para perceber, (já que raramente foi utilizado), tinha bastante qualidade. Na 1ª parte contra o Setúbal, (antes de o Paulo Sérgio o ter tirado ao intervalo…), foi o melhor em campo.
O que se passou com este elemento para que tenha sido marginalizado e tão pouco utilizado? Chegamos a jogar com o Rafael Lopes a extremo, e este nem era convocado.
Tem a ver com falta de qualidade? O extremo titular do campeão e clube mais titulado do Perú, presença regular nas suas equipas ao longo de 3 épocas, embora conte actualmente com apenas 23 anos?
Ou será que não jogou mais por…”outros factores extra relvado”, relacionados com os bolsos de alguém?
Pagava para ter a resposta.
Nem de propósito, eis uma notícia do mais jornal desportivo do Perú:
“Universitario: Carlos Olascuaga pegaría la vuelta tras partida de Christofer Gonzales
22 de Junio de 2015 | 14:09 h
¿Cerca de volver? Carlos Olascuaga aún pertenece, hasta fin de año, al Académica de la primera división de Portugal, pero por estas horas se encuentra en Lima de vacaciones y ante la partida de Christofer Gonzales al Colo Colo la Administración merengue analiza la vuelta del volante en reemplazo de ‘Canchita’.
La situación no es tan difícil. Y es que es factible que en estos momento, si así se decide, Olascuaga se desligue de su club de Europa y decida volver a la ‘U’, club con el que tiene contrato vigente. Sin embargo, la decisión final será del técnico Luis Fernando Suárez, quien hoy verá videos de ‘Olas’, analizará si es necesario pedir su regreso, y se tomará la decisión definitiva.”
Lá desejado, cá posto de parte.
Os gajos do Universitario não percebem nada de bola.
*do maior
Infactible es lo que lo que ocurrió en Académica toldo el año.
Pero, que passa?
Una palabra para los aficionados, por favor.
Briosa para sempre
“es lo que ocurrió todo el año”…queria decir.
Briosa para sempre
Volante ??? Volante não é um médio defensivo ??? Querem lá ver … ahahah
Ahah! Não confundas Português BR com Espanhol SA.
Em Português BR o “volante” é um médio defensivo, numa posição ligeiramente mais subida do que um “cabeça-de-área” (que joga quase colado aos centrais).
Em Espanhol Sul-Americano “volante” é qualquer posição do meio-campo, desde o trinco, ao médio-ala, ao box-to-box ou ao 10. É o correspondente ao nosso termo “médio”…que também inclui os alas ofensivos.
Não te preocupes…é verdade que o Paulo Sérgio viu no Rafael Lopes um extremo, mas ter colocado um eventual trinco nessa posição teria sido estupido de mais, até para ele. 🙂
Este menino com certeza recebia uma quantia alta por jogo “jogado” para o campeonato… dai apenas ter sido opção para a taça da liga!!!
Quase que aposto que foi isto que se passou…
Então e, se fosse esse o caso, porque teria sido contratado?
Porque alguem assinou com olhos fechados ou então disseram que era o proximo Pele..
Quanto avançados, há novidades? Rafael Lopes, Rabiola, e que mais, M´Bala ? Qual a situação?
Também estou apreensivo querida Madalena.
É que o M’Bala ou se garante por umas temporadas ou vamos vê-lo é por um canudo.
Briosa para sempre
A julgar pelas palavras do Viterbo estamos à procura de mais um avançado. Presumindo que a equipa manterá 3 pontas-de-lança à semelhança do que acontece normalmente deduzo que M’bala continuará nos júniores e virá mais um ponta-de-lança. Por outro lado alguém terá dito que Viterbo estaria a montar uma equipa para 4-4-2 / 4-4-1-1, e nesse prisma já temos Rafael Lopes, Rabiola e Rui Pedro, talvez aí compense contratar mais um avançado E ainda manter M’bala na equipa principal, mas acho difícil…
O M’bala também pode jogar nas alas, num 4-3-3.
Mas alguém já viu o M’Bala jogar? Isto é, tirando a meia-hora no Dragão?
Vi sim caro Tomás.
E há duas hipótese.
Ou era o nosso melhor jogador
Ou eu não percebo nada de esféricos e relvados
Há uma terceira hipótese.
É eu ainda estar tão embriagado com Francana e Jacutinga que já nem sei ao certo o que escrevo.
Briosa para sempre
Entretanto o Capela desvinculou-se do Braga e vai assinar pelo Rio Ave… não seria esta uma melhor opção que o Gustavo? já conhece a nossa realidade, e não deve ter menos qualidade…
Mais uma vez grato pelo ponto da situação do plantel.
É ótimo ler estas novidades para quem está distante de Coimbra apesar de quinzenalmente me deslocar ao ECC.
Também me parece que até ao momento houve uma inversão na política de contratações, com exceção do central brasileiro anunciado. Os restantes parecem-me boas apostas bem como os mais jovens ex-juniores. No que falta continuar a aposta em jovens portugueses de divisões inferiores continua a parecer-me o rumo acertado. Se os jogadores de mais perto (Covilhã e Viseu) não servem ou não foram adequadamente observados procurar outros de qualidade que existem na 2ª liga e CNS.
Realmente o negocio do brasileiro não tem explicação.
Se foi recomendado por alguém de confiança e existe certeza suficiente para ser aposta, porque vem emprestado e não é contratado?
Se foi recomendado e não se tem a certeza se presta porque não vem fazer umas semanas à experiência?
Simplesmente não percebo.
Excelente análise da situação: de facto não se trata deste jogador em particular, mas dos principios e moldes que regem todas as contratações deste género.
Importaria conhecer a resposta às questões levantadas pelo Tiago…
Receio que essas perguntas fiquem sem resposta, como habitual.
O meu diagnóstico tem tanto de banal como de incompreensível:
Amadorismo puro e simples.
Só isso permite explicar a oscilação de opções (várias políticas em vez de só uma), e os contornos das mesmas (duração dos contratos, empréstimos em vez de compras de passes, etc).
Não se vislumbra uma lógica porque não a há, em suma.
Seguindo a nossa tradição e até pela esmagadora qualidade dos nossos sócios (i.e., pessoas extremamente qualificadas profissional e academicamente), seria suposto, seria natural, que a OAF e a SDUQ desempenhassem as suas funções da maneira mais profissional (e diria mais moderna e vanguardista) possível.
Mas é exactamente o oposto disso que acontece.
Acho que as pessoas foram embaladas demasiado tempo pela conversa da pobreza franciscana. Nem com os exemplos das agremiações desportivas de meia dúzia de sócios e uma arrecadação que fazem melhor que nós alguns o parecem perceber.
Gostaria que os academistas visitassem Tondela, Moreira de Cónegos, Arouca, Paços de Ferreira para confrontarem a nua realidade.
Quem está em Coimbra percebe melhor o que digo.
Então hoje bastou-me ir a um serviço de finanças para percebe o amadorismo.
Enfim.
Cumprimentos.
Tal qual caro mitic0
É isso mesmo que me é transmitido.
Como sabe sou da invicta e à beira do Porto nem se fala, mas mesmo à beira do Boavista não passamos de amadores.
Não é só máfia, eles também percebem de bola.
Briosa para sempre
E é uma pena, porque se há clube que tem dimensão para ir muito longe se tivesse uma gestão à altura seria, muito provavelmente, o nosso clube…
Pois caro Sarabia, é que quem aqui (Coimbra) se move presencia coisas do «Arco da Velha».
Só não as conto porque não é de bom tom. E porque nos desvaloriza a todos.
Pelo Douro as mafias (Visconde da Apúlia dixit), têm fama, mas em terras do Mondego é como as bruxas.. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay..
PS: o que se passou com o Aníbal Capela é uma vergonha de todo o tamanho!
Isto é do catano.
E a malta ainda vai ter que esperar se o Jes prefere o apartamento em Francana ou Jacutinga, daí a contratação pendente. É que não está em causa a qualidade do jogador, mas do apartamento. Quem sabe a kitchnet desempata.
Só pelo nome eu escolhia Jacutinga.
…
Mas é como escreve o amigo Tiago.
E se fossem gozar com o “carvalho”…
Briosa para sempre
Por curiosidade fui pesquisar as 2 cidades, para tentar perceber qual teria melhores atributos.
Neste momento não tenho grandes dúvidas…
http://claritur.com.br/site/wp-content/uploads/2013/10/jacuntiga.jpg
http://www.misfranca.com.br/comum/_imagem.php?dir=imagem&imagem=923ed1cc45f65821c9c3335b923f6e4a.jpg&t=400&nome=Miss_Franca_2014
🙂
É levá-las à igreja de Jacutinga e abençoá-las.
Briosa para sempre
Grande André!
Não faço ideia da sua formação académica nem que profissão possa ter, mas dava decerto um jornalista de qualidade.
Boa análise numa excelente síntese.
Apenas fiquei com uma ideia diferente num simples parágrafo.
A aposta na formação não me pareceu consequência de restrições financeiras. Desta vez Jes pareceu-me mais inteligente, ou seja: para que não tenhamos tais ou tamanhas restrições financeiras a formação será uma das causas para resolver o problema.
Em todo o caso parabéns.
Muito bem escrito e deveras elucidativo.
Briosa para sempre
O André Fontes foi nosso jogador e era aposta assídua de…Rogério Gonçalves!
À época duas apostas desastradas. Um e outro!
Não devemos ter visto o mesmo jogador.
André Fontes, para a idade, demonstrava grande qualidade.
E demonstrou-a em todas as épocas após ter saído.
Quem nos dera ter tido o André Fontes na época passada, seria só o nosso melhor «8».
da mesma forma que o Gonçalo mostrou no Estoril que seria uma excelente opção para o nosso meio-campo… e como estes dois, poderemos lembrar-nos de vários!
O Renato Santos, daquilo que conheço, é um bom jogador, de primeira liga. Teria espaço na Académica: Parece-me estar ao nível de um Hugo Sêco, ou de um Magique, embora com características muito diferentes.
Gostava de destacar o Moreirense que para mim, até agora, tem sido o melhor clube a reforçar-se neste defeso. Rafa Sousa já assinou, João Patrão (excelente médio que era do Chaves, quando o vi jogar disse logo que era uma boa contratação para nós, mas acho que ainda só é um rumor. Senão espero que o desviem para o nosso lado :)), André Fontes (um dos melhores do Penafiel), Sagna (ex-Chaves, bom lateral direito, chegou a ser apontado ao Paços quando foram à Champions), Stefanovic (nunca me convenceu de todo mas pronto, tem muita fama) entre outros. Belenenses também com contratações de extrema qualidade.
Acho que, comparativamente aos outros clubes, também somos um dos clubes que melhor se tem reforçado. Se isso só denota a fraqueza do que tem sido o defeso ou se as nossas contratações são mesmo assim tão boas… já é outra discussão.
O André Fontes não foi nosso ?
Sim, mas certamente há-de ter aprendido a jogar no entretanto, para ter sido dos mais cobiçados do Penafiel neste defeso