• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Início
  • A História da Académica
    • Dos primórdios à conquista da taça
    • Da maturidade aos “anos dourados”
    • Da mudança de sexo ao regresso a casa
    • Da reinserção à actualidade
  • Ser da Académica
    • O dia em que traí a Académica
  • Opinião
  • Arquivo
  • Contactos

João Silva e André Sena deixam Académica!

20 de Junho de 2013 por 57 Comentários

aac

Sei que muitos vão discordar, sei que muitos me vão chamar “louco” ou apelidar como “um gajo fora do tempo real”. 

Uma coisa sei: eu amo a Académica, vivo-a todos os dias e como tal, acompanhando-a há vários anos (não só o futebol profissional), fico triste com estas duas noticias, pois gostaria que ter uma Briosa mais ambiciosa a todos os níveis.

joao silvaJoão Silva, avançado promissor (um verdadeiro craque) assinou ontem pelo Benfica. Na semana passada o André Sena (companheiro do João Silva) assinou contrato com o F.C. Porto. Obviamente desejo todo o sucesso do mundo aos dois jovens, obviamente espero que lhes corra tudo bem, porém, como sócio da Académica e conhecedor do potencial destes dois miúdos, fico triste…tenho de ficar triste ao vê-los abandonar a Académica.

-Já no tempo dos Iniciados (equipa fantástica do mister Marinho) não era preciso ser um expert da bola para perceber que estes dois jovens eram mais valias e que bem conduzidos e trabalhados poderiam dar muitas alegrias à instituição no futuro. O João, um avançado rápido, possante com um faro pelo golo como não vemos em muitos seniores, um goleador nato!  Brilhou de tal forma que chegou a ter o Valência atrás dele. Já o Sena, bem o Sena é um médio com uma classe rara para a idade. Toque de bola apurado e um perfume especial cada vez que toca nela.

Mais-valias? SEM DÚVIDA!!!

Agora penso: O que faz um director da formação? E nós não temos apenas um…Isto não é nenhuma critica, mas na opinião de adepto, acho que devia ter sido feito algo mais para segurar os melhores. Ontem recebi uma sms de “alguém” muito próximo de um dos jovens que dizia: ” Ele nunca assinou nada com a Briosa, era um jogador livre…infelizmente”.

sena

Um dia, ainda podemos receber direitos de formação é verdade, mas acaba por ser muito pouco para aquilo que poderíamos ter em caso de sucesso com eles. Devemos/temos a obrigação de ficar e trabalhar os jovens, principalmente aqueles que demonstram ser mais valias, pois não somos os Alverca…SOMOS A ACADÉMICA!

Não podíamos desde cedo perceber quais os casos mais urgentes e assinar com eles? Assim a Briosa salvaguardava a sua posição/interesses!

Sei que é neste último ponto que gera a discórdia, mas em baixo apresento casos de Benfica, Sporting, Olhanense e até Varzim… E questiono-me: A Briosa não poderia fazer o mesmo???Ou somos um Pingo Doce em promoção que quando o jovem é bom os grandes só o têm de convidar?

Não valia mais pagar algo (num contrato) para os ligar e responsabilizar para com a instituição Académica? Este valor investido na formação deles não seria excelentemente bem canalizado? “O burro sou eu???”

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=100685

http://relvado.sapo.pt/sporting/juvenil-bruma-assina-contrato-profissional

http://futebolportugal.clix.pt/2011/04/olhanense-juvenil-assina-contrato-profissional-e-fara-parte-do-plantel-profissional-em-201112/

http://lobosdomar.pt/site/jose-diogo-assina-contrato-profissional/

Desculpem o desabafo, mas é o que sinto! Mais uma vez desejo toda a sorte do mundo ao João e ao André!

Comentários

Arquivado em:Notícias

Interações do Leitor

Comentários

  1. Sarabia diz

    24 de Junho de 2013 em 14:54

    Também venho cá para cima por conta do fantástico comentário do caríssimo MPS.
    Fui o primeiro a adjudicar e subscrever o seu comentário. Mais a adjudicar do que a subscrever porque não conheço comentador mais talentoso.
    Conheço mais constante como é o caso do Paulo Oliveira, dado que o MPS aparece e desaparece.
    Difícil mesmo é estar presente em todas as horas e defender a Briosa contra todos os condicionalismos que possam surgir. Infelizmente o MPS só aparece às vezes, não tipo bate e foge porque seria covarde, mas simplesmente do contra porque é exímio no contra.
    Eu acho, só acho…é que o meu amigo MPS se demite de ensinar a Académica e de lutar pela Académica possível porque ou não quer ou não aceita lutar pela Académica que foi sua e será sempre por muito que o desiluda.
    Citou uma série de jogadores, mas não contou tudo sobre eles.
    O Artur Jorge que se vendeu ao Benfica e após ao Belenenses, mas cá veio como treinador resgatar o seu amor pela Académica.
    O Rui Rodrigues (meu ídolo de sempre) que se vendeu ao Benfica e por incrível que pareça ao Vitória de Guimarães vindo-se a redimir ao terminar a carreira na Académica.
    O Manuel António que se tresladou para o Porto e em final de carreira para o União de Leiria.
    O Ernesto que se vendeu ao Sporting, mas teve a grandeza e nobreza de arrumar as botas no clube da sua terra : o Portimonense.
    …
    Quero dizer uma coisa muito simples.
    Hoje teriam sido todos vendidos só retornando os mais gratos como o Sérgio Conceição o tentou fazer como jogador…vindo a fazê-lo como treinador.
    Hoje a realidade é totalmente diferente.
    Aqueles que acreditam na Académica como uma Causa podem e devem manter o seu contributo, ainda que apenas sob a forma de simples comentadores,…ou então desistam e…venham apenas malhar a eito quando for o caso.
    O meu amigo é uma referência para mim caríssimo MPS.
    Por favor, volto a pedir-lhe, nunca deixe de ensinar o que é a Académica.
    Quem desiste é porque já não sabe sonhar.
    E quem não sabe sonhar terá desistido de viver.

    Briosa para sempre

    Responder
  2. André diz

    24 de Junho de 2013 em 11:20

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=410645

    onde há fumo costuma geralmente haver fogo e mesmo tendo em conta o exposto no ultimo paragrafo (a questão do diferencial de €€€ entre o que a academica pede e o que a lagartagem oferece) se calhar as contratações de dois avançados centro justificam-se por esta saída “sem contar”

    Responder
    • Jocafema diz

      24 de Junho de 2013 em 11:40

      E prova que a contratação do Rudy, a confirmar-se, é uma contratação inteligente. Pois mata dois coelhos de uma só vez, dado que o Rudy joga a extremo e a Ponta de Lança.

      Responder
    • Rui Moreira diz

      24 de Junho de 2013 em 12:28

      o Cisse para sair o sporting tem de se chegar à frente com o triplo do valor referido pela Abola. A não ser que os detentores da maioria do passe do Cisse tenham mudado de ideias ou que o zbording lhes permita manter uma parte considerável do passe.

      Responder
  3. Miguel Almeida diz

    22 de Junho de 2013 em 21:56

    Off topic: Abdi rescinde com o Olhanense! Aproveita Académica

    Responder
    • Jocafema diz

      22 de Junho de 2013 em 22:15

      Ao que consta vai fazer testes ao Kaiserlautern. Mas era um reforço que vinha mesmo a calhar para nós.
      E o Rudy que fala o Record também me agrada…

      Responder
      • João diz

        22 de Junho de 2013 em 22:47

        pois, se vai fazer testes na 2º liga alemã parece não querer muito ficar no campeonato português.

        Esse Rudy era grande reforço. Ou muito me engano ou iria ser uma grande revelação do campeonato.

      • Miguel Almeida diz

        23 de Junho de 2013 em 9:39

        O Rudy joga atualmente a avançado mas a sua posição de origem é extremo. Era uma excelente contratação para a Académica. Estou curioso por ver a tática que vamos utilizar este ano. Será que vamos ter 4-4-2?

      • Jocafema diz

        23 de Junho de 2013 em 14:21

        Miguel aposto mais no 4-2-3-1

    • André diz

      23 de Junho de 2013 em 14:37

      Tikito (aka Thickot), ex-naval vai para o gil vicente e o rui miguel para o paços… Henrique foi para o arouca e o Abdi vai para a Alemanha. A pouco e pouco os jogadores decentes “livres” ou “emprestáveis” ao nosso nível estão a ficar colocados! Cheira-me a contentor de brasileiros 🙁

      Quanto ao Rudy, nunca o vi jogar mas nos videojogos tem bons status 😛

      Responder
      • Jocafema diz

        23 de Junho de 2013 em 15:17

        O Kaiserlautern subiu à Bundesliga pode ser que o Abdi não fique lá. Quanto ao Tikito já é certo que vai para o Gil?

      • João diz

        23 de Junho de 2013 em 16:10

        Nenhuma notícia que eu tenha visto nos vários jornais que li confirmou a contratação. O Tikito será um bom reforço para a Académica. Faz mais que uma posição e só temos 3 centrais. Pensa muito rápido e pelo que vi faz boas transições ofensivas…

  4. Tiago Freitas diz

    22 de Junho de 2013 em 12:55

    Tive uns dias fora e, eis que chego e encontro um fantástico texto do MPS a coroar um post “revoltante” do José Sobral (revoltante porque denota alguma falta de profissionalismo de quem está na cadeira do poder).
    Primeiro, e acho que isso é mais defeito nacional que propriamente apenas da Académica, que é o facto de o que vem de fora é melhor do que o que há por cá, basta ver o número de minutos jogados por jogadores portugueses no campeonato.
    A ideia que tenho, é que a Académica está subjugada a “empresários” e aos interesses destas sanguessugas, (o caso mais flagrante de todos, foi o do pistoleiro Garcês, que a Briosa comprou ao CSKA de Sofia e no Natal desertou e nunca mais voltou), isto para não falar dos 4 ou 5 (se não for mais) jogadores brasileiros de qualidade duvidosa que todos os anos aparecem no plantel.
    A pergunta que coloco é:
    Existe algum “scout” da Académica no Brasil, para estes serem contratados pela Académica, ou é com recurso a DVD, Youtube, ou pior, impingidos por empresários?
    Será que dentro dos juniores, não existe um ou dois que sejam melhores que estes zucas?
    e nas divisões inferiores?
    Se todas as épocas o melhor jogador das camadas jovens for aproveitado, e promovido ao plantel principal, dentro de 10 anos temos praticamente metade do plantel da cantera.
    Mas, claro, para isso era preciso uma mudança de mentalidade da direcção.

    Responder
  5. ... (o verdadeiro) diz

    21 de Junho de 2013 em 12:43

    Vou responder ao MPS aqui em cima:

    Aquilo que propõe deveria ser o princípio norteador da Associação Académica de Coimbra. Mas da forma como as coisas estão montadas no futebol português e no próprio país, vai ser muito complicado dar a volta.

    Aqui al lado em Espanha temos o exemplo acabado do que o caro MPS (e eu) desejamos, a jogar a 1ª Liga Espanhola, há décadas, sem nunca descer e até jogando na Europa com relativo sucesso. Falo obviamente do Athletic de Bilbao onde só jogam bascos.

    Penso que o 1º passo a dar seria o de conseguirmos abrir Academias Briosa, tipo franchise, pelo país e até mesmo pelos PALOP, em coordenação com clubes locais que vissem no nome “Briosa” uma boa oportunidade de promoverem a sua formação e arranjar maneira de os nossos Valores (sim, o problema está nos VALORES) serem ensinados, promovidos e vividos desde tenra idade.

    Just my 2 cents …

    Responder
    • Miguel Almeida diz

      21 de Junho de 2013 em 15:14

      Concordo completamente, especialmente com a ideia de abrir Academias pelo mundo. Eu cá investia em África, é uma “mina” de jogadores…

      Responder
      • ... (o verdadeiro) diz

        22 de Junho de 2013 em 13:57

        E podíamos começar por Moçambique. Dário comes to mind … 🙂

  6. Miguel Almeida diz

    21 de Junho de 2013 em 12:31

    Rafa no Braga, Henrique no Arouca e Ludovic no Creteil… O mercado começa a complicar

    Responder
  7. Madalena diz

    21 de Junho de 2013 em 8:35

    MPS concordo que tenha gratas recordações dos tempos da seção de futebol, aliás é sempre bom recordar coisas gratificantes e que enriqueceram este clube e o tornaram maior; agora à que ter os pés na terra e tentar melhor a Briosa de hoje, que obviamente não é a dos anos 60. Ambas as épocas tem coisas boas e menos boas. haverá é a necessidade de tirar por parte dos atuais e futuros dirigentes do clube, ilasões e aproveitar nos tempos atuais pontos positivios que podem ser transferidos e adaptados aos nossos tempos, mas não vamos ser saudosos que não sabem que o tempo não pára. Respeitar o passado do clube e aprender com ele, e sobretudo não ficar para trás, e saber adaptar-se aos tempos atuais. Agora isto não invalida que se aposte e esteja mais atenta á formação, veja-se o caso do V. Guimarães, como o dinheiro faltou, tiveram que se virar p/ formação do clube, e já tiraram proveito disso. Também sei que a referência ao clube atrás referido dá sleuma, mas devemos ir buscar ideias boas onde elas existem. Jogadores estrangeiros, especialmente africanos, e pq não portugueses dos campeonados abaixo da 1ª liga, repito.

    Responder
  8. João diz

    21 de Junho de 2013 em 2:47

    Eu acho que seria interessante formar uma equipa B da Académica (a actuar na II divisão) em que os jogadores eram compostos por uma selecção entre os Júniores e a Secção de futebol da AAC ( a que actua na Coimbra AF)… Assim podia ser que houvesse estudantes a subir à equipa principal e ia-se pela certa assistir aos jogos da B com amigos meus a jogar 🙂

    Responder
    • Sempre Briosa diz

      21 de Junho de 2013 em 12:18

      E quem pagaria isso?

      Responder
    • kilkus diz

      21 de Junho de 2013 em 20:02

      Seria uma equipa para ficar em último na segunda liga.

      Responder
      • João diz

        22 de Junho de 2013 em 15:34

        Para mim não importa se fica em último.

        E não me parece que custasse mais que 115000 euros-150000 euros por época. O que dá 15 mil euros por mês no máximo. Se não há patrocionadores para patrocionar uma equipa de nome na 2a liga devia haver. E o que não falta é jogadores que pouco fazem na equipa A a comer um ordenado chorudo…

        Se é surreal até pode ser. Mas não havia melhor maneira de meter estudantes na equipa principal. E o que não falta são pequenos talentos escondidos nas universidades

      • kilkus diz

        22 de Junho de 2013 em 16:56

        Um orçamento médio da 2ª liga anda nos 700/800 mil euros.

        Orçamentos de 115000 euros só no futsal.

      • João diz

        22 de Junho de 2013 em 18:40

        Bem, o amigos kilkus aparenta saber mais disso que eu, logo também nem vou argumentar muito. Eu arrisquei esse orçamento a contar de pagar uns 500 euros mensais a uma equipa de 23 jogadores, mas não estou a par das restantes despesas.

        Faltou-me ainda mencionar que houve aí gente que propôs abrir centros de prospecção da AAC pelo mundo (África…). Para mim era melhor abrir um centro de prospecção nacional em que se convidava os jogadores a ingressar na UC com propinas de borla e oportunidade de frequentar a eventual equipa B da AAC (o que requeria um protocolo com a UC). Como fazem nos Estados Unidos, com outros desportos.Até calha bem que a escolaridade obrigatória agora é até ao 12º, e mesmo os pais pressionariam os filhos a tirar um curso superior. E os miúdos ficariam mais perto de uma eventual carreira profissional no futebol.

        Era mais uma ideia para meter estudantes na equipa principal e formar jogadores. Se é viável ou não só quem perceba disso o dirá…

      • Sempre Briosa diz

        23 de Junho de 2013 em 0:35

        O salário mínimo que um jogador de futebol profissional TEM que receber ronda os 1800€. A viabilidade dessa proposta é, infelizmente, inexistente…

      • João diz

        23 de Junho de 2013 em 1:05

        Na verdade são 848,75…

        Continuo a achar que seria uma hipótese a estudar, mas de gestão eu não percebo nada, acredito que não seja viável por causa das outras despesas que uma equipa B deve implicar…

      • Tomás diz

        23 de Junho de 2013 em 1:42

        A hipótese da equipa B foi posta de parte tendo em conta os custos que foram calculados na altura: €600.000/ano.

        Eu entendo que tenha sido posta de parte…mas ao mesmo tempo questiono-me: e se soubéssemos gerir as situações contratuais dos jogadores (da formação e outros), e víssemos estes €600.000 como um investimento?
        A venda de um bom jogador da formação por ano (como os 2 deste post) poderia sustentar financeiramente toda uma época da equipa B. E seria mais um incentivo à aposta no recrutamento e desenvolvimento de jovens jogadores Portugueses…

        Creio que é nisso que apostam pelo menos o Marítimo e o Guimarães. E se é certo que a equipa B do Guimarães desceu, também é certo que isso aconteceu exactamente porque os jogadores dessa equipa revelaram qualidade para subir à principal a meio da época. Aí ficaram em 6º, ganharam a Taça, e com a venda de 2 jogadores ao Porto pagaram certamente 2 ou 3 épocas da equipa B…
        …se os mentecaptos do Guimarães conseguem entender e fazer isto, não pode ser assim tão difícil.

  9. Tomás diz

    21 de Junho de 2013 em 2:12

    “Arouca reforça-se com Henrique por empréstimo do Blackburn”

    Há coisas que não têm explicação…

    Responder
    • Jonas diz

      21 de Junho de 2013 em 13:18

      João Real, Reiner, Halliche. O central não parece ser uma prioridade

      Responder
    • Miguel Almeida diz

      21 de Junho de 2013 em 15:12

      Zé Castro era uma boa opção…

      Responder
  10. Jonas diz

    21 de Junho de 2013 em 2:06

    O tão falado Rafa do Feirense deve estar a caminho de Braga

    Responder
  11. jprs diz

    21 de Junho de 2013 em 1:46

    Já agora estava a ler agora uma noticia do Ogu. Qual é a situação dele com a Académica. E isto porquê, ele está a titular na taça das confederações e no próximo ano há mundial. Ele não foi nada de especial este ano mas tendo em conta este facto era optimo se ele tivesse um contrato de 3 anos…

    Responder
    • João diz

      21 de Junho de 2013 em 2:42

      Segundo li há uns tempos não está muito contente na Académica por jogar pouco. Mas deixou muito a desejar na Académica, já que quem percebia de futebol dizia que ele era um grande jogador. Como acha que vamos ter de dispensar 1 ou 2 médios ele, para mim, era o primeiro a ir depois do Marcos Paulo. Mas estou numa de lhe dar uma oportunidade este ano.

      No entanto também era porreiro se algum clube o visse jogar na Taça das Confederações e fosse vendido por um bom preço.

      Responder
    • Jose Sobral diz

      21 de Junho de 2013 em 8:17

      A história do Ogu é outra…

      Pago um cafe a quem souber a percentagem do passe que a Académica têm sobre ele.

      Agora mais a sério, esqueçam a venda do Ogu!

      Responder
  12. MPS diz

    20 de Junho de 2013 em 23:35

    Sei perfeitamente que o que vou dizer vai chocar muita gente que aqui vem. E ainda bem….
    Diz o José Sobral “Obviamente desejo todo o sucesso do mundo aos dois jovens, obviamente espero que lhes corra tudo bem”…
    Eu não! Não sei quem são estes dois gajos, nem quero saber! Silva só o dos plásticos e o Sena que interessava já morreu – e tinha mais um “n”! E é-me absolutamente indiferente o que lhes venha a acontecer – bom ou mau! Não tenho nada a ver com tipos destes que NÃO SÃO da Académica.
    Entendamo-nos. Eu sou da Académica porque, para mim (sublinho e repito) PARA MIM, um tipo que aos 17 ou 18 anos quer ser jogador de futebol é, na maior parte das vezes, pouco inteligente, para ser benevolente. Admito que se queira ser jogador de futebol até aos 13-14-15 anos que é a altura em que começamos a utilizar a maior parte do cérebro que utilizamos em adultos. Admito que até essa idade seja natural que se queira ser jogador de futebol ou bombeiro, ou polícia, ou condutor de trólei, etc. Mas há um limite de idade para que alguém inteligente julgue que ser herói é uma profissão…
    Neste sentido, para mim, o que distingue alguém da Académica é que desde muito cedo prefere ser médico, advogado, engenheiro, professor, mesmo que goste de desporto e em particular de futebol…Para mim, o que distingue a Académica é a Universidade de Coimbra – o local onde estudamos para sermos médicos advogados, etc..
    Enquanto isto, QUE ERA CLARO NA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA, não for clarificado na Académica-OAF não vamos ser nem carne nem peixe. Somos um clube de estudantes que jogam à bola ou somos uma equipa conhecida como “Estudantes” da mesma forma que o Paços de Ferreira é conhecido como os “Castores”?

    Ambas as hipóteses são possíveis e admissíveis embora, na segunda delas, eu devolva o meu cartão e o dos meus filhos e deixe de ir ao futebol.
    Isto é importante porque é a opção que separa o trigo do joio.

    Na primeira hipótese o que há a fazer é claramente visar em primeiro lugar cerca dos 40-45% dos 25.000 estudantes do ensino superior em Coimbra – população estudantil masculina- procurando implementar um sistema de selecção da rapaziada estudante com jeito, carácter e físico para jogar à bola (para além, obviamente, da criação de academias destinadas ao secundário, disseminadas por uma região que vai da Mealhada a Pombal e da Fig Foz à Lousã e mais a norte até Oliveira do Hospital).

    Esta actividade de prospecção, selecção e treino teria como função fornecer 5, 6, 7 jogadores da equipa principal da Académica (conforme a qualidade das “colheitas”) que seria completada com 4, 5ou 6 profissionais de muito boa, boa ou razoável qualidade ,com um perfil a definir de forma ajustada a uma equipa de estudantes que tanto podia incluir grandes profissionais em fim de carreira como “jovens turcos” à procura de um “lugar ao sol”.

    Esta é a”minha” Académica. Uma equipa que já existiu, que foi vice-campeã nacional, que disputou duas finais da taça de Portugal, que foi aos quartos de final da Taça dos vencedores das Taças. Uma equipa que, por exemplo, com Maló, Curado, Rui Rodrigues, Marques, Belo, Gervásio, Mário e Vítor Campos, Manuel António, Luís Eugénio, Artur Jorge e Ernesto, conta com 12 licenciados (cursos de 5 ou 6 anos) para além de Crispim ou Viegas que, segundo creio, terminaram cursos médios, hoje equivalentes a bacharelatos.

    Na 2ª hipótese somos os “Estudantes” com uma equipa de Ogus & Marcéis, doutorados “honoris causa” pela academia do Bolão e vendidos em Janeiro de cada ano, “à dúzia” para “arredondar” o orçamento e dar as “comissões” da praxe (académica, pois então!)e talvez mesmo a caspa e a oleosidade, a quem de direito!

    Esta é a Académica implícita no que o José Sobral tão bem escreveu. E aí concordo com quase tudo o que ele escreveu. Mas acrescentar-lhe-ia uma academia de formação de profissionais com penteados “à jogador de futebol” como os que o Silva e o Sena tão orgulhosamente ostentam nas fotografias! Iria ainda mais longe do que o caríssimo Sobral. Acho que poderíamos incluir uma formação em “português técnico” (aplicado ao futebol) com o cortejo de póssamos, fáçamos, quêiramos, tênhamos, e o comboio de lugares comuns indispensáveis a qualquer profissional de futebol tais como “sou um profissional”, “vamos fazer tudo para dignificar a camisola”, “ o balneário está unido” ou ainda o inevitável “ o futebol é assim mesmo”… podia ainda completar-se esta academia com um salão de tatuagens e um lupanar para recrutar p***s bem vistosas, com cabelo platinado, madeixas californianas e pára-choques em silicone para alimentar as coscuvilhices das secções côr-de-rosa dos pasquins locais.

    E aqui vos deixo a minha sugestão para o fim-de-semana …

    Responder
    • Sarabia diz

      21 de Junho de 2013 em 0:24

      Sem qualquer dúvida o verdadeiro MPS, o da Bayer.
      Incisivo, clarividente, desconcertante, um perfeito vulcão a jorrar lava em derredor. Chega e ser estonteante.
      Quanto ao que importa:
      Grande comentário como quase sempre.
      Não encontro porque se fique chocado.
      Não são necessários os 7 volumes de Proust: “Em busca do tempo perdido”, apenas uma Académica que se reencontre num espaço e num tempo que lhe escapam porque não o sabem procurar nem encontrar…e disso depende o nosso futuro académico.

      Briosa para sempre

      Responder
      • Carlos Silva diz

        21 de Junho de 2013 em 2:19

        Veja lá se dá a cara e vá chamar gajo aos seus que vc de educado não tem nada….

    • Sarabia diz

      21 de Junho de 2013 em 1:15

      Creio que a Académica implícita escrita pelo José Sobral vai ao encontro da sua caro MPS.
      Ou o exemplo tomba de cima para que se entenda ou entramos numa realidade de desentendimento por falta do mesmo.
      Assim o entendi pelo menos.

      Briosa para sempre

      Responder
    • A.Figueiredo diz

      21 de Junho de 2013 em 4:26

      Completamente errada esta análise, de uma arrogância enorme e de uma falta de tudo. Por pessoas como você está assim a nossa académica.

      Responder
    • P. Oliveira diz

      21 de Junho de 2013 em 11:05

      O MPS grita mais contra o Mundo do que contra a atual Académica, mas a quem não apetece gritar?! Exagera – é o MPS! -quando fala nos penteados dos dois rapazes, que me parecem absolutamente normais. De resto, a prospeção até pode existir, mas por mais bem intencionada que seja, nunca conseguirá escapar à mega-prospeção dos clubes “grandes” e à saloiice de paizinhos e meninos que se ambicionam Ronaldos e acabam na 2ª B. De todo o modo, não é isso que desejo aos dois da foto. De todo o modo, confesse-se, a permanência em Coimbra também não lhes garantiria já nenhum canudo.

      Responder
      • P. Oliveira diz

        21 de Junho de 2013 em 11:05

        De todo o modo, de todo o modo…

  13. Sarabia diz

    20 de Junho de 2013 em 22:22

    Talvez, o melhor post que li até à data do amigo José Sobral.
    Do mais oportuno e preventivo que oferecer se possa.
    As feridas estão claras e à vista.
    Os remédios…infelizmente são remendados e remediados.
    Perde a Académica, perdemos todos.
    Quem quiser desculpas que as arranje porque as não há.
    …
    Fica a esperança de que se saiba olhar para o presente garantindo melhor futuro.
    Sem mais.
    …
    p.s.
    De fonte segura sei que aqui são visitantes, dirigentes, treinador(es) e jogadores e outros dignos e simples comentadores.
    Fica a esperança.

    Briosa para sempre

    Responder
    • Jose Sobral diz

      20 de Junho de 2013 em 22:42

      Obrigado Sarabia.

      Escrevi apenas o que sinto! Preocupa-me esta política…

      Responder
  14. jprs diz

    20 de Junho de 2013 em 22:21

    Ainda por cima eu penso que os nosso jogadores da formação quando subiram à equipa profissional, os poucos infelizmente, sempre foram jogadores muito aplicados e que respeitam imenso o clube. Mas depois irá vir um jogador do gremia anianopolis ou algo do género e está tudo bem.

    Responder
  15. A.Figueiredo diz

    20 de Junho de 2013 em 13:44

    Vocês parecem não saber, mas existem contratos de formação que poderiam ser assinados, pelos miúdos e pelos pais, só que quem manda mais uma vez não o quis fazer.

    Aquela equipa do mister marinho estava recheada de valores onde estava iminente o ataque dos “tubarões”, a académica não se soube acautelar e muito me engano ou ainda vão sair mais jogadores desta equipa assim por alto eu que sigo com todo o orgulho todas as equipas do mister marinho (sem duvida o melhor treinador da formação e que em nada lhe dão valor), lembro-me de dois centrais canhotos com uma qualidade enorme, lembro-me de um trinco com uma qualidade técnica melhor do que qualquer um dos nossos seniores na mesmo posição, de um médio ala rapidíssimo com uma entrega ao jogo e um sentido de coletivo enorme. Pois é meus amigos só nesta equipa se vê o que é trabalhar a sério e o que é brincar ao futebol como vejo em outras equipas da aac.

    Ao João e ao André desejo a maior sorte do mundo orgulhem-se das vossas raízes e levem o nome da aac o mais longe possível. E mais uma vez dos os parabéns ao mister marinho e sem esquecer a sua equipe técnica, pois tal como o João disse num entrevista hoje sem ele nada era possível.

    Responder
    • fsoares diz

      20 de Junho de 2013 em 16:05

      É verdade.
      Eu costumo ver com regularidade os jogos das camadas jovens e na época passada vi bastantes vezes a equipe de iniciados.
      Tinha efectivamente um lote de jogadores bastante interessantes.
      Sobre os contratos, de facto, não sabia que era possível assinar contratos de formação.
      A questão é saber porque não os assinaram.
      Os pais não quiseram?
      Desleixo ?
      Falta de interesse?
      Estas coisas na Académica não são de agora, infelizmente.

      Responder
      • A.Figueiredo diz

        20 de Junho de 2013 em 16:24

        Sim é possível muito a maioria dos clubes já o fazem só assim é possível salvaguardar todos os ativos dos clubes na área da formação e precaver estas situações.

        Esses contratos nestes casos não aconteceram porque a direção não os quis fazer, pois é mais fácil ir buscar costa-marfinenses e brasileiros e com esses assinar, pois aí alguém dentro da instituição está a meter dinheiro ao bolso, esta é a verdadeira questão.

      • Carlos Silva diz

        20 de Junho de 2013 em 23:20

        Boa Noite, Não os atletas não foram convidados a assinar nenhum contrato de formação.

  16. Luís Girão diz

    20 de Junho de 2013 em 13:40

    Concordo com o Fsoares, “o que fizeram com a Académica faz a Académica com os clubes da Zona”. Acontece, e sei de fonte segura, que a Académica vai pescar miúdos a clubes sem nunca falar com esses clubes. Boa sorte para os dois atletas!

    Responder
  17. fsoares diz

    20 de Junho de 2013 em 12:59

    Tenho dúvidas que um contrato assinado por um jovem de 16 anos tenha qualquer validade.
    Não é por acaso que o Advogado do Bruma já afirmou que o contrato é facilmente anulável.
    Por outro lado a ambição de qualquer miúdo será sempre, não tenhamos ilusões, dar o salto para o Benfica ou Porto, porque pelos visto até o Sporting já conta menos.
    Nessa idade, se ainda não estão dependentes de empresário, caberá sempre aos Pais a decisão sobre o destino do filho e para os pais (já fui mal interpretado por isto) o filho será sempre um novo Cristiano Ronaldo.
    Não estou a ver como a Académica poderá segurar os miúdos e evitar o ataque de clubes maiores.
    Resta-lhe receber o que tem direito pela formação.
    O que fazem com a Académica faz a Académica com clubes mais pequenos.
    Lembro-me de quando iam “buscar” jovens a clubes dos arredores e pagavam com bolas de futebol…
    Claro que agora isso é impossível.
    Terá é que haver legislação que proteja mais os clubes pequenos, porque senão não valerá a pena a formação.

    Responder
    • N André diz

      20 de Junho de 2013 em 13:10

      Concordo em absoluto.
      Ficamos muito tristes quando vemos sair potenciais bons jogadores mas esquecemos essa parte quando os vamos buscar.
      A única solução será incutir-lhes desde muito cedo o gosto pela Académica e o orgulho em representá-la, mas convenhamos que nos dias de hoje é cada vez mais difícil que isso impeça uma saída para um benfica ou porto. Nem nos graúdos isso acontece.

      Responder
    • fsoares diz

      20 de Junho de 2013 em 13:19

      E parabéns ao Marinho , porque a ele se deve muito do sucesso destes dois miúdos.

      Responder
    • João diz

      20 de Junho de 2013 em 15:11

      Contrato com 16 anos não tem validade?

      Então mas o artigo diz especificamente ” Ele nunca assinou nada com a Briosa, era um jogador livre…infelizmente”…

      É dar-lhes o vínculo para a mão e eles que assinem. Se os pais não deixam porque querem que vá o mais cedo para o Benfica ou Porto ou o raio que o valha então que seja, não deixem é sair os miúdos só pelo pormenor de um contrato…

      Fora que aos 16 anos já se adquirem alguns direitos legais, não sei se assinar um contrato com essa idade é assim tão “fraco”…

      Responder
      • Rui Moreira diz

        20 de Junho de 2013 em 15:14

        tenho duvidas que um contrato assinado aos 16 pelo atleta e pelos seus tutores legais não seja considerado válido….

        Quanto ao exemplo do bruma que alguem aqui falou, o que aconteceu é que ele assinou um contrato de 4 anos e ao que parece as leias da fifa para aquela idade so permitiam um contrato de 3 anos, dai se falar que o ultimo ano pode ser ilegal.

  18. Madalena diz

    20 de Junho de 2013 em 10:57

    Caro sócio, não sei quais foram os motivos porque não seguraram estes jovens. Também não sei se eles não estariam interessados em ir para vóos mais altos, mesmo sendo juniores, suponho que o são; se não forem retifiquem. mesmo em juniores ganham mais lá do que sem ser nos 3 “grandes”. Uma coisa eu sei gostaria de ver na equipa pricipal da Briosa mais jovens oriundos da s camadas jovens, em vez de brasileiros de fraca qualidade. Concordo com estrangeiros mas com qualidade , que para média é melhor ir buscar os juniores, apesar neste grupo haver uns melhores que outros. Era um encaixe futuro e dignificavamos os nossos jovens. Fico triste não ver nas seleções mais jovens atletas da Briosa, eu sei que por vezes basta mudarem para um dos grandes, aqui incluo o Sp. Braga, e são chamados à seleção, e por vezes já tem qualidade para serem chamados antes da mudança. Casos dè Eder, vão ver que se o Edinho continuar na boa senda de golos irá ser chamado á seleção, já mudou de clube.

    Responder
  19. Paulo Barreto diz

    20 de Junho de 2013 em 10:24

    Bom dia,

    Concordo com a opinião mas não devemos restringir a análise aos escalões de formação. Infelizmente temos diversos exemplos no futebol sénior, em que a questão dos contratos também foi descurada. Basta lembrar do caso recente do Éder, em que apesar de ser aposta constante ao longo de alguns anos, nunca existiu uma verdadeira preocupação em assinar um contrato de longa duração. Provavelmente seria bastante fácil ter feito uma renovação em 2010, sendo que na altura em que realmente se tentou, o jogador acabou por não aceitar, uma vez que tinha valores bastante superiores a serem oferecidos pela Braga. Isto irá sempre acontecer, uma vez que as nossas armas em termos financeiros, não são comparáveis com as de outros clubes. Daí, ser necessário ter uma visão a longo prazo! É certo que muitas vezes iremos “perder dinheiro” porque serão feitas avaliações erradas do potencial dos jogadores, no entanto, só assim conseguiremos verdadeira ganhar dinheiro em possíveis transferências futuras. Estes contratos têm que ser vistos como investimentos e não como despesas.

    Responder
    • Sempre Briosa diz

      20 de Junho de 2013 em 11:51

      Concordo, Paulo Barreto, mas há um problema…a Académica não se pode dar ao luxo de “perder dinheiro”, conforme aí diz. E a verdade é que falta existir alguém que saiba realmente avaliar os jovens que lá jogam, para além dos treinadores…

      Responder

Responder a fsoares Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sidebar primária

Últimos comentários

  • JAL em benfica b 2 – 2 ACADÉMICA – Empate ao cair do pano
  • Miguel Gouvêa em benfica b 2 – 2 ACADÉMICA – Empate ao cair do pano
  • Pedro S. em benfica b 2 – 2 ACADÉMICA – Empate ao cair do pano
  • Pedro Lima em ACADÉMICA 1 – 0 Mafra
  • Miguel Gouvêa em ACADÉMICA 1 – 0 Mafra
  • Pedro Lima em ACADÉMICA 1 – 0 Mafra
  • Godofredo Antunes em ACADÉMICA 1 – 0 Mafra
  • Briosa Sem Fronteiras em Arouca – ACADÉMICA
  • João em Arouca – ACADÉMICA
  • tentuga em Primeiro jogo de sempre da equipa de futebol feminino da Académica em casa

Copyright © 2021 · Genesis Sample Theme em Genesis Framework · WordPress · Login