Um enorme orgulho em ser Briosa!

 

Já apaguei 10 vezes a primeira linha desta crónica. Os sentimentos confundem-se, corroem-me por dentro mas desaguam em orgulho. Como descrever um dia em que a Causa ganhou não ganhando? Certamente aqueles que não trazem poesia no coração me chamarão doido, ou lírico.

Pois que assim seja, sou louco pela Académica …

O dia passou num instante, entre uma viagem em que tantas experiências se  trocaram em amena cavaqueira entre cinco daqueles Académicos  que o são “do direito e do avesso” e a quem aproveito para deixar aqui um grande abraço de gratidão e sincera amizade e os acordes da Balada de Coimbra, já em pleno ECC, com a bandeira da Liga Europa como pano de fundo. Confesso que me emocionei …

Mas vamos ao jogo. E que jogo fizémos …

Pressão alta, circulação de bola, entre os pés de veludo de um Cleyton que já não engana e um Ogu que ainda não tínhamos visto, aparece um Marinho ligado à corrente cavalgando os “bruás” que vinham da bancada de cada vez que deixava mais dois israelitas a olhar para a mesma com ar incrédulo. “Mas quem são estes tipos para nos tratar como o Alguidares de Baixo dos arredores  de Jerusalém terão pensado eles, que não há muito tempo andaram “metidos” em andanças de  Champions League.

Com um 433 finalmente funcional (que importância está a ter o China no crescimento do nosso  meio campo), uma defesa com um Helder Cabral em grande forma, um João Dias que até já sobe e dois Centrais assim mesmo, com “C” maiúsculo  fomos dando aquilo que na gíria futebolística costumamos apelidar de “chocolate”.

O golo magistral de Cissé foi o culminar de um domínio que se sentiu em todos os capítulos do  jogo e quando avançámos para os minutos finais ficámos a dever apenas a nós próprios uma  goleada de escândalo. Mas como quem não mata … enfim … lá vem de novo a “azia” …

E esta “azia” meus caros, hoje tem um nome. Eu sei que o futebol é um desporto colectivo, também sei que numa equipa quando ganhamos, ganhamos todos e quando perdemos, perdemos todos. Mas ao minuto 92, com um Wilson Eduardo agarrado à coxa e sem poder defender, porque raio não desce o Edinho ??
Só lhe pagamos para atacar (e mal diga-se) ?? O menino está amuado por não ser titular ?? A única coisa que lhe tenho a dizer é que se continuar com a atitude dos últimos três jogos nem no banco se deve sentar !! Nós somos gratos a todos os que nos servem mas a atitude de hoje, que nos custou a módica quantia de 100 mil “broas” é, para mim, indesculpável. Se não quer jogar faça as malas para Málaga, se quer ficar que se mostre digno de envergar a camisola preta …

Domingo há mais. Parece que vão aparecer por aí uns tipos de uma colectividade regional cuja  especialidade é partir cadeiras. Protejam as mulheres e as crianças e façamo-los pagar a factura desta “não-vitória” …

Abraço a todos. Orgulho em ser BRIOSA !!

Texto de “O Verdadeiro”

This entry was posted in Notícias, Opinião. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

24 Comments

  1. Filipe Couceiro
    Posted 7 de outubro de 2012 at 11:31 | Permalink

    Olá malta

    Vou apenas falar da assistência
    Não acho que os estudantes da UC devam merecem mais qualquer tipo de promoções.
    Quase sempre quando são “chamados” a ajudar com o seu apoio,falham.
    Quantos estudantes há em Coimbra?!? Muitos milhares!!
    Quantos foram ao jogo?!? mil ?
    Quer dizer,neste fim de semana foram todos para casa???
    Poupem-me!!
    As promoções de bilhetes devem incidir sobre quem ama a BRIOSA,os SÓCIOS , e sobre a crianças e jovens das escolas de Coimbra.

    Os universitários estão-se a lixar para a Académica.
    Só gritam Briosa nas noites do parque e já bêbedos.

    GD Star Rating
    loading...
    • MJG
      Posted 7 de outubro de 2012 at 13:26 | Permalink

      Não é verdade. Vários colegas meus são verdadeiramente da Académica, embora na comunidade estudantil podem perfeitamente ser uma minoria – o que é natural já vindo muitos deles contaminados com a estarolice. Acho que se 1000 são verdadeiramente da académica, se deve continuar a encorajar que o continuem a ser e a traze-los para o estádio, afinal o OAF ainda é o clube da AAC e dos estudantes!

      GD Star Rating
      loading...
  2. navlopes
    Posted 5 de outubro de 2012 at 21:37 | Permalink

    Estou plenamente convencido que a jogar assim e se o Simeone continuar a fazer poupanças no Atlético podemos perfeitamente conquistar pontos nos jogos frente ao Atlético de Madrid.

    GD Star Rating
    loading...
  3. P. Oliveira
    Posted 5 de outubro de 2012 at 21:18 | Permalink

    Desta vez estive presente. Demasiada Académica para tão pouca Coimbra, e parabéns aos presentes. Há que criar condições, neste estádio, para fazer com que os cinco mil pareçam mais, fechando radicalmente setores, tapando-os com se fez no setor norte, concentrando o pessoal em dois ou três setores.

    GD Star Rating
    loading...
    • Marco Cruz
      Posted 6 de outubro de 2012 at 0:55 | Permalink

      Bem lançado! O seu comentário é de um interesse e utilidade extraordinária. A união faz a força e ganha jogos e adeptos.

      GD Star Rating
      loading...
  4. Jonas
    Posted 5 de outubro de 2012 at 18:23 | Permalink

    Excelente texto. O meu pensamento é o mesmo.
    Domingo há mais, se a exibição for igual a ontem, a vitória não escapa!
    Briosa Sempre

    GD Star Rating
    loading...
  5. Sarabia
    Posted 5 de outubro de 2012 at 13:45 | Permalink

    Excelente conjunto do comentários em adornando uma excelente crónica.
    Sabe… Verdadeiro?
    Um dia o meu amigo escreveu que à minha beira era “café pequeno”, mas permita-me que lhe diga que a sua escrita e acrescido sentido académico têm mesmo é um olor a “Kona” ou se preferir, para evitar outras conotações, uma fragrância a “Yauco”.

    Também achei excessivas as críticas ao Edinho tendo ficado mais irado com o Wilson Eduardo…muito bom jogador contudo.

    Estou mesmo é como o FF- Filipe Fernandes.
    De comoção no coração e com igual gratidão.

    Só mais duas notas.
    Curioso que nem se fale da arbitragem.
    Temos que descobrir forma de compor o estádio. Se os adeptos não vão ao estádio que se descubra forma de os fazer presentes, mas estiveram os valentes.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
  6. PSF
    Posted 5 de outubro de 2012 at 13:24 | Permalink

    Parabéns pelo magnífico texto e obrigado pelo abraço, que retribuo.

    GD Star Rating
    loading...
  7. Por Ti Academica
    Posted 5 de outubro de 2012 at 13:01 | Permalink

    Criámos um blogue à alguns dias com a mesma causa que este, a Académica de Coimbra. Como tal espero que não levem a mal a utilização deste espaço, mas vamos fazer um bocadinho de publicidade.

    http://por-ti-academica.blogspot.pt/

    Temos todo o gosto em que participem. Saudações académicas

    GD Star Rating
    loading...
  8. Tomás
    Posted 5 de outubro de 2012 at 12:58 | Permalink

    Vejo a Académica há mais de 20 anos e não me recordo de alguma vez termos feito um jogo com a qualidade do de ontem.
    O resultado certo teria sido 4-1…mas como falhamos golos que não poderiamos ter falhado, o futebol foi, uma vez mais, e de resto como a vida em geral o costuma ser, injusto.
    Não merecíamos.

    Jogo absolutamente inacreditável do Marinho, grande golo e exibição do Cissé, e de toda a equipa.

    Excepções:
    - o Wilson Eduardo esteve uns furos abaixo do resto da equipa, provavelmente cansado (e aquela falha aos 89min, desculpem, não pode acontecer a um profissional de futebol).

    - Edinho: gostava de saber quem é o empresário deste senhor, porque deve ser de facto extraordinário. Sou só eu que vejo que o Edinho não é jogador de futebol?! Já nem me refiro aos golos que falha…refiro-me à forma como domina, controla, passa a bola. Parece um daqueles miúdos gordos que passam a vida a jogar computador, e que uma vez por mês dão uns toques na bola.
    Se posso tentar desculpa-lo por ser tão mau, (tentando lembrar-me dos que marca de vez em quando, sobretudo de cabeça, como marcaria qualquer um que lá estivesse), não posso no entanto desculpa-lo pela falta de entrega gritante!
    O golo do Hapoel provavelmente teria acontecido na mesma, mas a verdade é que nesse lance o Wilson Eduardo não recua por estar lesionado, e o Edinho fica lá à frente, impavido e sereno, com o ataque a decorrer pelo lado onde ele por acaso estava. Vergonhoso.

    De qualquer modo, grande Briosa.
    E nós somos da Académica pelo que ela representa, não pelo que ela ganha…por isso lá estarei em Madrid, e inclusivamente a ponderar Tel-Aviv!

    GD Star Rating
    loading...
  9. guimperial
    Posted 5 de outubro de 2012 at 12:57 | Permalink

    Muito boa crónica, a mostrar o que muitos académicaos sentem.
    Só queria referir uma coisa. Eu fiquei impressionadíssimo por dizerem que estavam 5600 pessoas!!! Num jogo da Liga Europa, bilhetes a 12€ para ver dois jogos e só estavam 5600 pessoas???? Isto não é por os bilhetes serem caros, isto é falta de cultura futebolística!!
    Domingo é para limparamos os espanhóis!!!
    Froça Briosa!

    GD Star Rating
    loading...
  10. Anónimo Cobarde
    Posted 5 de outubro de 2012 at 12:52 | Permalink

    A foto do festejo do Cissé encontra-se na página principal da UEFA. :-)

    GD Star Rating
    loading...
  11. Posted 5 de outubro de 2012 at 11:44 | Permalink

    Tenho o coração cheio. Obrigado.

    GD Star Rating
    loading...
  12. fsoares
    Posted 5 de outubro de 2012 at 10:44 | Permalink

    Muito bom jogo da Académica.
    Alguma ingenuidade na parte final depois de ter perdoado o 2-0 por diversas vezes.
    Agora é urgente levantar a cabeça e ganhar no Domingo ao Gaymarães.
    Consolidamos a nossa posição na tabela e abrimos um fosso para os lugares de baixo já que muitas dessas equipes deverão perder os seus jogos, incluindo o Sporting.

    GD Star Rating
    loading...
  13. Tiago Freitas
    Posted 5 de outubro de 2012 at 10:40 | Permalink

    Parabéns ao verdadeiro, pois fez uma crónica “verdadeira”, possivelmente até demais pois, eu aponto mais os dois pecados do Pedro Emanuel que propriamente o do Edinho.
    Esses pecados, que na minha opinião estão já perdoados apesar de eu não ser Nosso Senhor, foram o facto de, se o Wilson Eduardo era para jogar ontem os 90 minutos não deveria ter jogado os 90 minutos da Madeira, pois a nossa forma de jogar exige muito fisicamente dos alas. Segundo pecado foi querer mais marcar o segundo do que não sofrer o primeiro e, se era mesmo para meter o Afonso, não dar instruções a este (e aos restantes jogadores) para “matar” tempo pelo menos a partir dos 90 minutos.
    Mas, como é óbvio não vou criticar um treinador por este querer marcar.
    O jogo de ontem, só me apetece descreve-lo em calão tripeiro, pois tivemos milhentas oportunidades de matar jogo e até golear e, precisamente no último minuto atira-se todo esse trabalho por água abaixo, é demasiada azia.
    Por fim, estiveram muito bem o Marinho, o Cissé e o China.

    GD Star Rating
    loading...
  14. carlos costa
    Posted 5 de outubro de 2012 at 10:32 | Permalink

    Absolutamente extraordinária a entrega da equipa,com a excepção Edinho.Lamentável a falta de aopoi à equipa.Somente 6.000.Infelizmente pareçe que Coimbra só acorda nos momentos de grandes vitórias!

    GD Star Rating
    loading...
  15. Daniel
    Posted 5 de outubro de 2012 at 9:40 | Permalink

    Concordo com quase tudo. Acho que de facto devemos estar orgulhosos! Mas não acho justo a responsabilização do Edinho, mesmo concordando que ele jogou pouco.
    O que dizer dos falhanços do Cleyton (pareceu-me ele, naquela cabeçada à trave) e do Wilson Eduardo?
    E o que dizer do passe arriscado do Afonso (outro que também esteve mal), quando partíamos para um ataque, 3 contra 3, a 1 um minuto e pouco do fim? Acho que aquela recuperação de bola devia ter sido conservada até ao fim. Os israelitas não lhe deviam mais tocar!
    Resumidamente, acho que fizémos um grande jogo, especialmente no início da segunda parte. No entanto, fomos muito perdulários e um pouco anjinhos, resultando neste desagradável empate!…
    Concordo com os destaques. Temos jogadores e, melhor do que isso, começamos a ter equipa!
    Apenas mais uma nota, relativamente à assistência. Parece-me que este fim de semana prolongado retirou muita gente do estádio, especialmente a estudantada. Foi pena. Estava à espera de lá ver mais gente…
    FORÇA BRIOSA! VENHAM OS DE GUIMARÃES!

    GD Star Rating
    loading...
    • P. Oliveira
      Posted 5 de outubro de 2012 at 22:25 | Permalink

      Se tirou alguns, trouxe outros, como seja o meu caso e de outros que lá vi. A razão do afastamento tem de ser mais complexa.

      GD Star Rating
      loading...
      • Daniel
        Posted 6 de outubro de 2012 at 8:11 | Permalink

        Concordo que facilitou a vida a quem veio de fora e mesmo aos de Coimbra. E concordo, também, que não explica o afastamento, que me parece mais com o futebol do que com a Académica…
        Mas depois de ver noticiado que os núcleos andaram a vender bilhetes, a um bom preço, pensei que uns milhares se lembrassem de ir para lá… Puro engano, infelizmente.
        Cumprimentos.

        GD Star Rating
        loading...
  16. Daniel
    Posted 5 de outubro de 2012 at 9:27 | Permalink

    Concordo com quase tudo, parece-me uma excelente analise. Acho muito injusto responsabilizar o Edinho pela nao-vitoria, mesmo concordando que ele esteve mal. Nao se pode falhar golos feitos! E o Afonso, quando falta pouco mais de um minuto para acabar o jogo, devia ter segurado a bola e evitado fazer um passe arriscado… Fomos um bocado anjinhos e muito perdularios, resumidamente. Mas fizemos um jogo excelente, especialmente no inicio da segunda parte! Estamos a ficar com uma equipa e isso tranquiliza-me. Saudacoes e desculpem a falta de acentuacao…

    GD Star Rating
    loading...
  17. Pedro Costa
    Posted 5 de outubro de 2012 at 8:25 | Permalink

    Parabéns pelo excelente comentário. Brilhante. Queria só partilhar esse mesmo sentimento de orgulho pela Briosa.
    Vi o jogo online (num recanto por terras escocesas). Tenho pena de não estar no meu lugar no ECC e gritar pela Briosa (mais uns dias e lá estarei)!
    Gostei muito da exibição e acho que, ao contrário daquilo que alguns têm escrito noutros posts, temos treinador competente e temos equipa para assegurar um campeonato tranquilo, uma participação digna na LE e quiçá um brilharete numa das Taças. Exigir mais é irrealista mas sonhar por mais qq coisa não custa nada.
    A única coisa que me entristeceu (ainda mais que o golo israelita) foi a assitência de cerca de 6 mil adeptos. A isso só posso responder… ACORDA COIMBRA! ACORDA DIRECÇÃO! ACORDA DG!!! e obrigado Mancha!
    Independentemente de, em termos europeus, 8 euros ser um preço aceitável para um jogo da LE, temos que ver a realidade económica do país e da própria cidade. Continuo a sugerir, fechem o anel superior (por cima da Mancha) e vendam bilhetes a 1 euros para estudantes da cidade para essa área. A vista via tv de cadeiras vazia é muito incomodativa. Bem , podemos dizer aos “bifes” que a Briosa é enorme mas só perguntam qts habitantes tem a cidade e como está o estádio tão vazio.
    Relativamente a cotas (e bilhete anual), continuando esta crise nacional a prolongar-se, temo que em Dezembro e Janeiro mt gente deixará de pagar contas. Há que tomar medidas para isso. Não podemos deixar que a Briosa não sinta o apoio que merece. Não podemos de atrair gente para que sintam o orgulho que é ser BRIOSA!!!

    GD Star Rating
    loading...
    • P. Oliveira
      Posted 5 de outubro de 2012 at 22:39 | Permalink

      Concordo com o fecho do setor e em bilhetes a preço simbólico para um ou dois dos de baixo, tentando potenciar o efeito Mancha e assumindo que o pessoal mais novo prefere ir ao estádio fazer estrilho, cantar, gritar e divertir-se em vez de ficar em casa a ver no pc e a fazer betapostas… mas aqui começo a duvidar.

      GD Star Rating
      loading...
  18. Sarabia
    Posted 5 de outubro de 2012 at 1:24 | Permalink

    Começando pela crónica: excelente!
    Um saracoteio em cheio tal como a malta em campo que tanto saracoteou os homens de Telavive apresentando de igual modo uma enorme consistência.
    Grande jogo da nossa Académica. Houve fio de jogo, houve novela, houve enredo…nas cenas dos próximos capítulos é arrumar com o Guimarães.
    Parece que se está a encontrar o melhor onze.
    Quase todos merecem destaque pela positiva. Foram enormes.
    Notável evolução de alguns jogadores como Cleyton e Ogu.
    João dias com a oportunidade merecida.
    Não percebi muito bem a saída do Cissé, mas suponho que tenha sido por lesão.
    Falando do Cissé. É o meu ídolo.
    19 anos meus amigos, é obra!

    Sei de fonte segura que a direcção faz aqui umas leituras e algo deve aprender, mas o meu assunto é outro.
    Cissé- 19 anos
    Flávio- 20 anos
    Por favor renovem já com estes bravos rapazes até 2020 e acrescentem lá uns milhões nas cláusulas das rescisões.

    Com que então o Pedrito não perdeu nem com o Benfica, nem na Madeira…e só não ganhou na liga europa por a justiça estar torta.

    É mesmo um orgulho ser da CAUSA ACADÉMICA!

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
  19. mar-khan
    Posted 5 de outubro de 2012 at 1:11 | Permalink

    Fiquei satisfeito, à exceção do último minuto.
    Mais uma vez aplicou-se a máxima “Quem não marca, sofre”.
    Fomos pouco competentes na finalização e naquela última jogada, mas fizemos um jogo como já não via há muito.

    Hoje e sempre, BRIOSA!

    GD Star Rating
    loading...

Post a Comment

Your email is never published nor shared.

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Publicidade

    Mundo de Apostas - Prognósticos Desportivos