O apito final

No Domingo, com o soar do apito final muitas foram as recordações que vieram à tona. Todos teremos as nossas certamente, uns mais nítidas que outros mas pela forma como vivemos o clube certamente que todos terão tido as suas. A partir desta linha, perdoem-me o egoísmo mas vou falar só da minha.

Pensei em escrever estas linhas ainda antes do jogo, parecia-me à altura uma homenagem justa, mas eu sei o que o meu avô diria:  “olha que isso antes do jogo dá azar pá!”, e então resolvi não fazê-lo. Também sabia que ele estivesse lá onde estivesse havia de estar à espera do jogo com a mesma ansiedade que qualquer um de nós estava, porque não tivesse ele também o seu peculiar humor negro, e mesmo já estando em parte incerta, era bem capaz de dizer “estes nervos matam-me”.

Contava-me o meu pai a caminho do Jamor ainda no Domingo que em 67 mandou decorar o carro com letras grandes a dizer “ACADÉMICA” à volta do carro com faixas negras no meio. Mesmo sendo eu desconhecedor até anteontem desta tirada em particular, percebo agora de onde vem esta minha mania de desenhar símbolos da Académica em tudo o que é sitio. Por razões que a própria razão desconhecerá, parece-me sempre a melhor decoração possível em qualquer parede ou caderno que estejam ainda demasiado brancos e só a minha professora de educação visual do quinto ano não achava grande piada ao facto de eu fazer sempre o mesmo desenho. Ela não entendia… nem a Académica nem a minha falta de aptidão para tudo o que é desenho que não seja losango diga-se.

O meu avô, para ele o apito final da vida só lhe ficou a dever a taça da Académica que um dia me ensinou. Eu não tenho ambição de viver muitos anos, quero viver os bastantes para deixar o que ele deixou e viver o que viveu. Quero ter histórias para contar à miudagem que um dia aqui ande por casa, e no dia que já não as possa contar que eles também contem o que lhes ensinei.

Domingo foi dia de recordar de forma especial. Lá em cima, aposto que pegou no comando e não largou enquanto não acabou o jogo, até deve ter dado para gozar com os sportinguistas por lá fazendo uso mais uma vez de uma tirada de um humor negro qualquer. Gosto de pensar que esteve com o avô do Chico e beberam um whisky enquanto continuaram a falar de negócios e viam o jogo. Cá por baixo na bancada do Jamor, estava eu e o Chico, o pai dele e o meu, todos juntos e os abraços que se trocaram é impossível que não tenham tido uma dose do Avô Carlos e do Avô Célio.

E já vai longo o texto mas acreditem que é merecido, nem que seja pelo que vou dizer. Devo contar-vos algo que penso nunca ter contado a absolutamente ninguém: se este site existe desde 2004, pouco tempo depois da morte do meu avô, foi precisamente por sentir que havia uma dívida a pagar da minha parte. Modéstia à parte, temos todos a agradecer-lhe um bocadinho então.

Domingo também foi dia de recordar, e alguém cujo último conselho que me deu um dia antes da morte (inesperada) foi “na vida, sê sério, justo e trabalhador, o resto aparece”, só podia mesmo ter como clube a Académica.

This entry was posted in Opinião. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

83 Comments

  1. Sarabia
    Posted 24 de maio de 2012 at 19:23 | Permalink

    Dado que não concordo nada com os “pasquins” cá do aterro lusitano em pontuando os nossos exímios executantes e ademais orientador, sejam eles “Bolas”, “Recordes” ou “Jogos” …e até “Mais Futebóis” aqui segue a minha pontuação (de zero a vinte valores) de análise apuradíssima após visionar o jogo pela 3ª vez.
    Ricardo- 20 valores- Monumental
    Cédric- 20 valores- Extraordinário
    João Real- 20 valores- Tremendo
    Abdoulaye- 20 valores- Majestoso
    H. Cabral- 20 valores- Impressionante
    D. Melo- 20 valores- Brilhante
    Adrien- 20 valores- Excepcional
    D. Simão- 20 valores- Sensacional
    Marinho- 20 valores- Fabuloso
    Edinho- 20 valores- Abstruso
    D. Valente- 20 valores- Magnífico
    Danilo- 20 valores- Admirável
    Flávio- 20 valores- Maravilhoso
    Rui Miguel- 20 valores- Grandioso

    Pedro Emanuel- 20 valores- Fenomenal

    Quanto aos adeptos não existe nota possível…fica um infinito à Mancha.

    Não há nada como ser imparcial.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
    • Gonçalo Pereira
      Posted 24 de maio de 2012 at 21:20 | Permalink

      Eu dava-lhes 21 :)

      Mas isso sou só eu, que acredito em impossíveis :)

      GD Star Rating
      loading...
  2. Sarabia
    Posted 24 de maio de 2012 at 17:33 | Permalink

    Desculpem escrever mais acima por forma a desanuviar o trânsito.
    Já temos grandes jogadores para a próxima época como o Ricardo, João Real, Helder Cabral, Flávio e Marinho por exemplo.
    Acho que vale a pena tentar manter o Habib, Diogo Valente e Diogo Melo.
    Quanto ao Edinho…nem sei que diga. Confio no Pedro Emanuel, mas mais vale ter cá um matador a sério e trazer de volta o nosso rapaz, Diogo Ribeiro, assim como o Grilo.
    Vai haver muito por onde escolher.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
    • Luis Gomes
      Posted 24 de maio de 2012 at 19:39 | Permalink

      Para mim o Edinho, apesar dos pontos no Dragão e contra os Vitórias, não tem lugar na equipa. Tentava o Joeano, que apesar da idade, conhece a casa e foi o melhor marcador da 2ª Liga no Arouca e dava oportunidade ao Diogo Ribeiro e Grilo no Plantel.

      GD Star Rating
      loading...
      • Gonçalo Pereira
        Posted 24 de maio de 2012 at 21:22 | Permalink

        Não sei se o Helder Cabral fica. Pareceu-me vê-lo dizer no final que estava de partida para a bancada … Mas também posso estar enganado …

        GD Star Rating
        loading...
  3. jprs
    Posted 24 de maio de 2012 at 14:45 | Permalink

    White Hart Lane era porreiro até porque os spurs são o meu clube preferido em Inglaterra. Mas sinceramente o que eu quero mesmo são equipas acessiveis, até porque vitórias significam dinheiro, e nós bem precisamos dele. Já vi o jogo do youtube contra a oliveirense, mas o que eu queria mesmo era a 2da mão e principalemente a final ( e nesta não só o jogo como o antes e o depois. Alguém?).
    Quanto ao fututo, o Edinho foi dispensado do Málaga. O que acham? Na minha opinião se o salário for suportável deveríamos ficar com ele. Já sei que irá ser um jogador futuramente odiado em vários jogos porque não tem grandes pés e falha golos escandalosos mas no final mete muitos com a cabeça, mete um ou outro com o pé, é explosivo, é forte, e ajuda na defesa. Nao podemos contar com ele para muito mais mas tendo em conta que tem o melhor rácio jogos golos da equipa e que não vamos conseguir melhor (aliás eu acho que o Edinho para as nossas aspirações (espero que todos concordem, mas será uma participação condigna na europa, tentar a supertaça, e tentar directamente a europa e fazer uma gracinha na taça) é um bom jogador precisando somente de melhores soluções no banco concorrenciais

    GD Star Rating
    loading...
    • ana
      Posted 24 de maio de 2012 at 15:10 | Permalink

      aqui está a final: http://www.youtube.com/watch?v=Oe8b-llUz-0&feature=player_embedded

      GD Star Rating
      loading...
      • jprs
        Posted 24 de maio de 2012 at 15:21 | Permalink

        Muito obrigado Ana. Já está nos favoritos…

        GD Star Rating
        loading...
    • BriOsinha
      Posted 24 de maio de 2012 at 16:02 | Permalink

      Eu acho que é possível ficarmos com o Edinho com um salário comportável. Julgo que ele não estará em posição de fazer grandes exigências a um clube que lhe deu a mão num momento difícil da carreira.
      No entanto, ele não substitui nem de longe nem de perto um avançado como o Éder. É esforçado e tal, mas por vezes isso não chega. Convém arranjar alguém bom de pés.

      GD Star Rating
      loading...
    • BriOsinha
      Posted 24 de maio de 2012 at 16:13 | Permalink

      Estou mais preocupada em manter outros jogadores, como o Habib e Diogo Valente que julgo estarem em fim de contrato nesta época. Alguém confirma isto?

      GD Star Rating
      loading...
      • Gonçalo Pereira
        Posted 24 de maio de 2012 at 16:31 | Permalink

        Eu também ficava com o Edinho. Não se esqueçam que ele chega a Coimbra depois de meio ano parado. Para o ano com uma pré-época em condições e o ritmo próprio de jogar todas as semanas, tenho a convicção que os níveis físicos e psíquicos vão ser outros. Se o salário for “pagável” eu ficava com ele …

        GD Star Rating
        loading...
      • Gonçalo Pereira
        Posted 24 de maio de 2012 at 16:32 | Permalink

        Sim estão ambos em fim de contrato. Eu fartei-me de chatear a mona ao Diogo Valente para assinar por mais dois anos. Façam o mesmo amanhã :)

        GD Star Rating
        loading...
      • jprs
        Posted 24 de maio de 2012 at 16:42 | Permalink

        Vale o que vale. Éder 0,31 golos/jogo. Edinho 0,38 golos/jogo

        GD Star Rating
        loading...
    • P. Oliveira
      Posted 24 de maio de 2012 at 16:36 | Permalink

      Mixed feelings sobre Edinho: o primeiro golo falhado, vá que não vá, podia ter feito obviamente melhor mas foi defendido com o pé por um bom guarda-redes; o segundo é incrível, e bastaria tê-lo marcado para não estarmos agora com estas dúvidas. No entanto, mexe-se e luta, também defende e isso viu-se no domingo, e é bom de cabeça como ficou patente nos dois jogos anteriores onde foi determinante para nos safarmos. Além disso, acabou por marcar mais que Éder, que também não é um matador. Parece ter empatia com PE. Dependerá realmente do ordenado, mas se ficar convém: 1. não o pressionarmos demasiado de início, mas… 2. não começar logo a falhar golos como o referido.

      GD Star Rating
      loading...
  4. Sarabia
    Posted 24 de maio de 2012 at 10:25 | Permalink

    É fundamental que nos saibamos posicionar com a conquista da Taça.
    Temos uma oportunidade única de unir a cidade e a universidade em torno da Académica assim como reacender uma enorme vaga de académicos que vão muito além da região centro.
    Com a disputa da Supertaça e da Liga Europra temos oportunidade de fazer uma equipa para ficar de caras na 1ª metade da tabela sem que o orçamento seja maior. As hipóteses de escolha de jogadores serão muitas e espero que o Pedro Emanuel seja uma verdadeira mais valia na construção da equipa para 2012-2013.
    Penso mesmo que retirando os 3 estarolas e o Braga a Académica terá condições para ter uma das melhores equipas da liga.
    Já tivemos conjunturas mais favoráveis que deixámos escapar e outras menos favoráveis das quais nos soubemos safar.
    Mas se houver sabedoria o gigante adormecido vai mesmo despertar e até a actual conjuntura de crise nos favorece.
    Não me recordo duma oportunidade tão favorável.
    Haja sabedoria e bom senso.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
    • P. Oliveira
      Posted 24 de maio de 2012 at 11:13 | Permalink

      O Gigante despertou e viu-se. A questão agora é mais como mantê-lo acordado.

      GD Star Rating
      loading...
      • ...
        Posted 24 de maio de 2012 at 12:41 | Permalink

        Completamente de acordo com o Sarábia. Mas para já começamos muito mal ao fazer uma festa para os adeptos numa Quinta Feira a tarde. É uma afronta e uma falta de respeito !!

        GD Star Rating
        loading...
      • P. Oliveira
        Posted 24 de maio de 2012 at 14:32 | Permalink

        Uma afronta e uma falta de respeito?!!! Eu não posso ir e não me sinto nada afrontado ou desrespeitado. O espírito do queixume permanente é que podíamos aproveitar para pôr a dormir no buraco donde o Gigante saiu. Era troca por troca com ganho evidente.

        GD Star Rating
        loading...
      • ...
        Posted 24 de maio de 2012 at 16:34 | Permalink

        Sinto-o como uma afronta precisamente por grandes Académicos como o caro P. Oliveira não poderem estar presentes …

        GD Star Rating
        loading...
      • P. Oliveira
        Posted 25 de maio de 2012 at 9:24 | Permalink

        Obrigado, então, mas eu sou exatamente da altura do Marinho.

        GD Star Rating
        loading...
  5. Rui Moreira
    Posted 24 de maio de 2012 at 10:14 | Permalink

    Tenho aqui uma credencial para uma festa que o sporting esta a organizar para quando ganhar a taça, acham que é valida para daqui a 10 anos?

    Outra coisa, alguem quer ir fazer uma almoçarada no relvado fofo do jamor?

    Cambada de anormais …..

    GD Star Rating
    loading...
    • Adail Santos
      Posted 24 de maio de 2012 at 10:34 | Permalink

      Já tinha acabado os comentários, mas…este é mesmo o último, pois a BURROS, mais vale……..
      Eu, no Domingo, utilizei uma credencial que me foi deixada em testamento pelo meu tetra avô.
      Um dia o Salgueiros também foi à UEFA………………

      GD Star Rating
      loading...
      • Sarabia
        Posted 24 de maio de 2012 at 10:44 | Permalink

        Caro Adail Santos

        O “Sportém” também já me deu algumas alegrias. Não leve a coisa a tão a peito.
        Todos nós sentimos orgulho em atletas como o Carlos Lopes, Joaquim Agostinho, Naide Gomes, João Pina, Bessone Bastos, Manuel Faria entre muitos outros.
        Como clube desportivo o Sporting sempre foi uma das maiores referências e não apenas em Portugal para quem gosta de desporto.
        Honra aos vencidos, glória e humildade aos vencedores é o que se pede.

        Aceite um abraço.

        Briosa para sempre

        GD Star Rating
        loading...
      • Adail Santos
        Posted 24 de maio de 2012 at 11:20 | Permalink

        Mais um….comentário.
        Muito bem, Glória e Humildade…
        Em minha casa esta vitória foi muito festejada. Eu não porque nunca festejarei uma derrota do SPORTING, mas sou desportista, dei os parabéns dezenas de vezes e tenho já guardados vários posters e jornais para alguém um dia recordar.
        E quando a Académica voltar ao Jamor, que não seja com o SPORTING.

        Aceite, também, um abraço.
        Sporting e Académica, sempre.

        GD Star Rating
        loading...
      • Briosa Sempre
        Posted 24 de maio de 2012 at 11:55 | Permalink

        “Sporting e Académica, sempre”!?
        LOL!!!
        Como é que alguém pode ser ao mesmo tempo dos falhados e dos Campeões!?
        Como é que alguém pode ser ao mesmo tempo do esterco e das flores!?
        Como é que alguém pode ser ao mesmo tempo do benfica e do porto!?
        Como é que alguém pode ser ao mesmo tempo gay e heterossexual!?
        Como é que alguém pode ser ao mesmo tempo burro e inteligente!?
        Como é que alguém pode ser ao mesmo tempo Lisboeta e Conimbricense!?
        Como é que alguém pode ser ao mesmo tempo dos animais e dos civilizados!?
        Como é que alguém pode ser ao mesmo tempo dos fotocópias e dos originais!?

        Só um mentecapto falhado é que tenta associar-se à Académica Campeã quando o seu pseudo-grande vai a caminho de mais 2 décadas a só ganhar nas capas dos jornais de Lisboa.

        GD Star Rating
        loading...
      • Adail Santos
        Posted 24 de maio de 2012 at 13:46 | Permalink

        O verdadeiro exemplo da legalização do aborto.

        GD Star Rating
        loading...
      • JL
        Posted 26 de maio de 2012 at 21:28 | Permalink

        ESTE BRIOSA SEMPRE É UM FILHA DA PUTA GOSTAVA DE TE ENCONTRAR PARA TE ENSINAR UMAS CENAS.
        REALMENTE O QUE GANHAS TE EM MAIS DE 100 ANOS DE CLUBE ??????????? QUANDO SE DIZ SER TAMBEM BRIOSA É PARA SER SIMPATICO. QUASE A IR PARA A SEGUNDA. PARA O ANO VAIS????????

        GD Star Rating
        loading...
      • Rui Moreira
        Posted 26 de maio de 2012 at 21:40 | Permalink

        Caro JL,

        Para a segunda taça já não podemos ir que essa já cá canta.
        Se se estava a referir à fase de grupos da liga Europa posso esclarecê-lo que sim, a BRIOSA vai estar presente sem ter de ir a qualquer playoff.

        Aceite um abraço e um Kompensan =)

        GD Star Rating
        loading...
      • Adail Santos
        Posted 28 de maio de 2012 at 10:55 | Permalink

        Caro Rui Moreira,

        Um comentário de luxo. É assim que deve ser, ironizar quando podemos. É assim que eu também faço.
        A resposta ao Briosa Sempre foi dada na sexta-feira no jogo do “Obrigado Rapazes”. 6.000 pessoas nas bancadas. Eu estava lá.
        Eu sempre disse, no Jamor estavam cerca de 37.000 pessoas. 30.000 eram adeptas do SPORTING. Como vê, é possivel e real alguns também gostarem da Académica. Pelos vistos são muitos destes que vão ao estádio em Coimbra e não só quando é possivel ir ao Jamor.

        Grande JL, tens toda a razão, menos no irem para a segunda.

        Agora é que é mesmo o último. Só voltarei aqui quando um destes dois, fôr Campeão.

        GD Star Rating
        loading...
  6. JP
    Posted 24 de maio de 2012 at 9:59 | Permalink

    Tentar negociar o Tarjino ! seria um bom reforço

    GD Star Rating
    loading...
    • Sarabia
      Posted 24 de maio de 2012 at 10:28 | Permalink

      Caro JP

      Não faz sentido gastar um cêntimo que seja com qualquer aquisição.
      Penso que o Targino não viria a custo zero.

      Briosa para sempre

      GD Star Rating
      loading...
      • Gonçalo Pereira
        Posted 24 de maio de 2012 at 17:10 | Permalink

        O mercado está pouco agitado porque há grandes trutas que vâo ter de baixar grandemente os salários se quiserem continuar a jogar em Portugal.

        Clubes como o Guimarães que só no meio campo com Pedro Mendes, Nuno Assis e João Alves espalhavam um pipão de massa não têm nest emomento dinheiro para fazer cantar um cego.

        Os orçamentos vão todos ter de baixar pela previsível quebra acentuada de receitas (começando com o aumento do IVA no futebol) e isso pode baralhar muito a tabela do campeonato português.

        Tenho para mim que esta foi a altura ideal para conseguirmos o dinheiro da Europa e da taça porque mesmo mantendo um orçamento nos mesmos níveis vamos ter a capacidade de atrair muito bom jogador que já não vai em cantigas …

        GD Star Rating
        loading...
  7. AC
    Posted 24 de maio de 2012 at 9:08 | Permalink

    Como fui ao jamor, só agora vou vendo as entrevistas, os vídeos e essas coisas todas sobre o jogo da Académica. Bem, mais uma vez constato que realmente ( e felizmente!) somos diferentes. Após o jogo, à saída do estádio, uma jornalista assim como a restante equipa que se encontrava a trabalhar foi agredida por uns vândalos vestidos de verde e branco. Para quem teve a oportunidade de ver a entrega de medalhas, pode ver o árbitro a ser agredido com cachecóis e, pior que isso, a cuspirem-lhe para cima! Será que irá mencionar esses acontecimentos no seu relatório???? Pois, veremos. Não me parece. Mas fica mais uma vez mostrado (nada que já não se esperasse) a falta de desportivismo, o mau perder e mesmo a falta de educação desta gente.
    SER DA ACADÉMICA É SER DIFERENTE!!!!!

    GD Star Rating
    loading...
    • Luis Gomes
      Posted 24 de maio de 2012 at 9:32 | Permalink

      Tenho andado a pensar o mesmo. Somos mesmo uns felizardos em sermos da Académica. Também vi essas imagens e achei revoltante, uma besta daquelas agredir uma Mulher que apenas estava a fazer o seu trabalho e um grupo de suínos a cuspir no árbitro que, até fez um bom jogo. Enfim…

      GD Star Rating
      loading...
  8. AAC
    Posted 23 de maio de 2012 at 22:58 | Permalink

    O dia 20 de Maio de 2012 vai por certo ficar na nossa memória, depois de uma época vivida com alguns sobressaltos, vivemos um final de época memorável.
    Os sentimentos que extravazaram são indescritiveis.
    Mas viver a Académica é isto mesmo, é viver o momento, é sentir as
    emoções, é sofrer quando o momento nos obriga a isso, mas… na hora de ganhar as emoções são vividas com muita adrenalina.
    Assisti à final da Taça ao lado do meu filho que tem catorze anos e foi
    habituado a ver Briosa desde pequeno, e como tal também vive este clube como todos nós.
    E no momento do golo do “gigante” Marinho além do momento de grande alegria que nos propocionou, dei com ele a chorar compulsivamente, um choro que por certo era um misto de sentimentos e de alegria, aquele momento foi selado entre pai e filho
    com um forte abraço.
    Um abraço que teve em comum uma causa: A ACADÈMICA.
    É isto que nos faz dizer que ser da Académica é ser diferente.
    No momento do golo estariamos longe de dizer que já estava ganho, uma vez tivemos que sofrer, mas foi um sofrimento que valeu a pena, só pelo simples facto de chegar ao final e dizermos: GANHÀMOS.
    E são estas emoções vividas na hora que elevam o sentimento que se sente por esta instituição.
    O dia 20 de Maio de 2012 ficará nas nossas memórias como inolvidável, mas que ninguém nos venha dizer que será irrepetível!

    GD Star Rating
    loading...
  9. ivo
    Posted 23 de maio de 2012 at 22:35 | Permalink

    Curiosidade liga europa e coeficiente da nossa academica http://kassiesa.home.xs4all.nl/bert/uefa/seedel2012.html

    GD Star Rating
    loading...
    • Luis Gomes
      Posted 23 de maio de 2012 at 23:12 | Permalink

      Liverpool, Nápoles e AEK…Grupo fácil para ganhar os jogos em casa :)

      GD Star Rating
      loading...
      • ...
        Posted 23 de maio de 2012 at 23:29 | Permalink

        Eu por mim era já Liverpool, Inter e Celtic. 3 casas cheias :)

        GD Star Rating
        loading...
      • Luis Gomes
        Posted 24 de maio de 2012 at 0:10 | Permalink

        Realmente não é mau pensado virem 2 equipas Britânicas, visto trazerem sempre muitos adeptos. Venha quem vier nós só temos que disfrutar do momento.
        Será que o bilhete de época, da próxima época, já irá incluir os jogos Europeus?

        GD Star Rating
        loading...
      • kilkus
        Posted 24 de maio de 2012 at 0:22 | Permalink

        Grupo com Inter e Liverpool era impossível… eles fazem parte do mesmo pote.

        GD Star Rating
        loading...
      • ...
        Posted 24 de maio de 2012 at 1:45 | Permalink

        Onde tá essa info kilkus ?

        GD Star Rating
        loading...
      • Rui Moreira
        Posted 24 de maio de 2012 at 9:27 | Permalink

        Alkmaar e Lazio tambem eram bem vindas.

        Eu queria era ou um grupo muito facil onde talvez desse para ganhar uns jogos e com um pouco de sorte passar.

        Bordeaux, APOEL Nicosia/Brugge, Heerenveen e BRIOSA!

        ou então um daqueles grupos impossiveis so com equipas de topo para a malta desfrutar e receber uns milhares de adeptos estrangeiros.

        Inter/Liverpool; Bilbau/Napoles/Turquia/Alkmaar; Lazio/Hannover e BRIOSA!

        De referir que nesta tabela foram colocados na fase de grupos as equipas mais fortes. Ainda tem de vir as equipas da Champions e com muitas surpresas podemos chegar a 3º cabeça de serie (muito improvavel)

        GD Star Rating
        loading...
      • kilkus
        Posted 24 de maio de 2012 at 15:30 | Permalink

        Está no link que foi metido pelo ivo.

        O Liverpool e Inter farão sempre parte do pote 1 porque são das equipas com mais coeficiente.

        GD Star Rating
        loading...
  10. navlopes
    Posted 23 de maio de 2012 at 21:56 | Permalink

    Pedir Um favor:
    ~onde posso encontrar (procurei e ainda não encontrei) o relato do golo da briosa nas diversas rádios (principalmente RUC).

    Obrigado!

    GD Star Rating
    loading...
  11. ACS
    Posted 23 de maio de 2012 at 20:35 | Permalink

    Uma pequena nota mais: repararam na cor dos papelinhos que caíram da tribuna no final do jogo ?? Pois é, os confetes eram verdes…. E soube-se mais, o zbordem tinha enviado convites à comunicação social, que deveria confirmar atè à quinta feira passada, para a “comemoração da conquista da taça” num hotel da capital… E não foi só por cá, sei de casas do zbordem no estrangeiro que chegaram a enviar para os jornais locais, convites para as comemorações. Tudo isto me dá ainda mais gozo… se é que isso é possivel. O “desprezo” com que nos “honraram”…

    GD Star Rating
    loading...
    • ...
      Posted 23 de maio de 2012 at 20:38 | Permalink

      No videoque coloquei em baixo confirmam isso mesmo :)

      GD Star Rating
      loading...
    • Luis Gomes
      Posted 23 de maio de 2012 at 21:06 | Permalink

      Os confetis que eu vi eram dourados e não verdes…e até trouxe para casa como recordação.

      GD Star Rating
      loading...
      • ...
        Posted 23 de maio de 2012 at 22:11 | Permalink

        Realmente os confettis pareceram-me dourados …

        A confirmação que está no video é sobre os convites para a festa no Marquês. E os jornais tinham de confirmar presença até Quinta passada ou não teriam acesso à festa. Que LOL …

        GD Star Rating
        loading...
      • Luis Gomes
        Posted 23 de maio de 2012 at 22:29 | Permalink

        LOL ridiculos, mas enfim…nada que não estejamos já habituados vindo de clubes estarolas.

        GD Star Rating
        loading...
      • ACS
        Posted 23 de maio de 2012 at 23:48 | Permalink

        Eu apanhei dourados e verdes na fila 2A.

        GD Star Rating
        loading...
  12. ...
    Posted 23 de maio de 2012 at 20:08 | Permalink

    E agora para rir:

    http://www.tvi24.iol.pt/programa.html?prg_id=3503

    Eduardo Barroso: ” O relvado do Estádio Nacional prejudicou o Sporting porque é demasiado fofo …”

    Vejam que vale a pena … :)

    GD Star Rating
    loading...
  13. ...
    Posted 23 de maio de 2012 at 18:10 | Permalink

    http://www.youtube.com/watch?v=L7IcMjyaxu0&feature=related

    AAC-Oliveirense – jogo completo com comtários em inglês :)

    GD Star Rating
    loading...
  14. Alcindo Cardoso
    Posted 23 de maio de 2012 at 16:40 | Permalink

    Meus amigos. Não faço a minima ideia quem são os autores dos post´s e os comentadores que aqui escrevem sobre as alegrias que a BRIOSA nos dá. A de domingo ficará para sempre na minha memória. Espero voltar ao Jamor nos anos próximos. Já não poderei esperar 43 anos. A primeira vez que vi um jogo de futebol a valer foi em Coimbra levado por antigo jogador da Académica. O gene ficou até hoje e que em devido tempo passou para a descendência (também graças ao Zé Castro). Agora nem sei como vou sobreviver até ao início da próxima época. Enfim… ACADÉMICA SEMPRE

    GD Star Rating
    loading...
  15. Sarabia
    Posted 23 de maio de 2012 at 16:34 | Permalink

    E vinha a malta da derrota em Aveiro, 14 jogos sem vencer, quando eu escrevi que Abril seria o mês do Sportém e Maio o mês da Académica.

    “Isto vai meus amigos isto vai
    Um passo atrás são sempre dois em frente
    E um povo verdadeiro não se trai
    Não quer a gente mais gente que outra gente
    *
    Isto vai meus amigos isto vai
    O que é preciso é ter sempre presente
    Que o presente é um tempo que se vai
    E o futuro é o tempo resistente
    *
    Depois da tempestade há a bonança
    Que é verde como a cor que tem a esperança
    Quando a água de Abril sobre nós cai
    *
    O que é preciso é termos confiança
    Se fizermos de Maio a nossa lança
    Isto vai meus amigos isto vai

    Ora, após análise intuitiva deduzo que Pedro Emanuel ao dizer que finalmente podemos apartar o passado não está a dizer mais do que: cuidado com o tempo resistente, o nosso futuro afinal.
    Dito de outra forma: Pedro Emanuel não quis dizer nada disto, mas quero eu.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
  16. Sarabia
    Posted 23 de maio de 2012 at 16:20 | Permalink

    Sempre fui um crítico do actual presidente, mas admito mais uma vez a sua excelência da passada segunda-feira, apesar dum culto muito pessoal e de alguma falta de carisma académico.
    Mas aqui fica a minha homenagem ao nosso presidente:
    “Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter, repugna-la-íamos, se a tivéssemos.
    O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito”.

    Perfeita só a Académica.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
    • ...
      Posted 23 de maio de 2012 at 16:25 | Permalink

      Completamente de acordo Sarábia.

      O que me irrita é que seria tão fácil e barato juntarmos as boas contas, que agora temos por mérito também dele, a uma Académica de Causas e Valores Universais que congregasse à sua volta os tais apoios que ele na entrevista reclamou.

      Só é preciso ser capaz de ver e escutar a floresta em vez de estar constantemente a “mudar a árvore” para os nossos gostos pessoais…

      GD Star Rating
      loading...
  17. ...
    Posted 23 de maio de 2012 at 15:54 | Permalink

    Olhando para o regulamento da Europa League, como nós só há mais 5 equipas na Europa com acesso directo a esta fase de grupos. UAU :)

    GD Star Rating
    loading...
  18. Sarabia
    Posted 23 de maio de 2012 at 15:15 | Permalink

    Pois finalmente consegui rever o jogo que felizmente gravei.
    A primeira ideia com que fico é que quem assistiu ao jogo pela televisão não tem ideia do que foi estar no Jamor.
    Em seguida, apenas para dizer que alguns dos nossos jogadores fizeram a melhor exibição de sempre com a nossa camisola.
    Ricardo, João Real, H. Cabral, Diogo Melo, Flávio e Marinho espero que continuem por cá.
    Cédric, Adrien e Diogo Valente, enormes exibições, as maiores felicidades para o futuro.
    Abdoulaye e David Simão, as melhores exibições que lhes vi vestidos de preto, igualmente felicidades futuras.
    Edinho, é um caso de estudo.
    Seria uma boa prenda era a de termos a continuidade do Habib.
    Creio que foi o académico ACS que escreveu que algo mudou com a entrada do Ricardo e do João Real. Acho que tem razão, toda a razão. O João Real é mesmo o ídolo de todas as mulheres que me são familiares chegando a minha princesa a dizer que é quase tão bonito como eu.
    E deixemo-nos de tretas porque o Pedro Emanuel é mesmo bom treinador.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
    • João Fonseca
      Posted 23 de maio de 2012 at 16:58 | Permalink

      Não sei ( será que alguém sabe ? ) quem serão os jogadores que saem e os que ficam ( até com os emprestados pode haver surpresas…), mas uma coisa eu sei: ofertas de jogadores vão ser muitas. Jogadores interessados em jogar na Europa e receber ordenado haverá aos montes; jogadores que começam a pensar e reflectir sobre o que está a acontecer com promessas de ordenados chorudos, haverá também muitos. Mas, especulação jornalística ( essencialmente fomentada pelos ditos empresários ) não faltará certamente.
      Uma coisa é certa: mesmo com forte controle orçamental ( e ainda bem ), nunca foi tão fácil à Académica contratar jogadores. Faço sinceros votos que, para além do aproveitamento da Formação ( imediata e a que está emprestada ), consiga manter alguma estrutura da equipa, e compre bem. Compre com rigor de custo, com critério técnico / táctico e de preferência e sem chauvinismo, portugueses jovens ( foram esses que nos deram a Taça ).

      GD Star Rating
      loading...
      • Pedro Costa
        Posted 23 de maio de 2012 at 17:21 | Permalink

        Bem, como mandou o nosso grande PE, há que aprender com o passado, aproveitar o presente e preparar o futuro.
        Nesse sentido aqui vai a minha modestíssima opinião.

        Relativamente aos emprestados e visto que Sporting e Benfica terão equipas B, não será tão fácil adquirir jogadores desses clubes. Talvez o FCP (não terá equipa B) nos empreste 1 ou 2 (por exemplo o Ukra ou Atsu).

        Do que pude ler, jogadores com contrato para a próxima época são:
        o Ricardo, Peiser e Fábio;
        o João Dias, o Nivaldo e o Hélder Cabral;
        o Real, o R. Ferreira;
        o Flávio;
        o Marinho; o Magique;
        Fábio Luís e William.

        Na minha opinião, devem tentar renovar com o Orlando, o Diogo Melo e o Rui Miguel. E talvez com o Diogo Gomes. O Habib acho q ia para o Braga mas se calhar é só boato. Diogo Valente…não sei, acho q podíamos tentar renovar mesmo que me pareça que ele vai embora. E devem emprestar o Fábio Luís e o William.

        Penso que o Grilo voltará de empréstimo e talvez mais ou ou outro (e.g. Amessan; ex-junor) . Penso que um dos centrais dos juniores devia ter uma oportunidade (até para compensar a lesão do Orlando, em grande parte da época).
        Acho difícil mas seria bom conseguiremos renovar os empréstimos do Danilo, David Simão e Edinho.

        Resumindo, faltam definir: 1 defesa direito e 1 ou 2 centrais. Mais 4 médios (1 defensivo e 3 organizadores).
        E 4 avançados (2 pontas de lança e dois extremos). Penso que há um leque alargado de escolhas (ainda noutro dia me lembrei do Saleiro, de 2 ou 3 do Leiria, etc.). Há que acreditar e confiar…

        Mas, acima de tudo, há que desfrutar deste belo momento como vencedores da Taça de Portugal!!!
        Brioooooooooosaaaaaaaaa…..

        GD Star Rating
        loading...
    • ACS
      Posted 23 de maio de 2012 at 20:26 | Permalink

      Perfeitamente de acordo com a sua analise, e tambem eu reconheço que P. Emanuel tem caracteristicas de grande treinador, já o escrevi aqui dias atrás, depois de quase uma época inteira a criticá-lo. Não retiro às minhas criticas aquilo que em cada semana me pareceram erros de analise da equipa, nomeadamente quando encostou Marinho, D. Valente, e ainda quando se notava, nos ultimos jogos da liga, que Peiser não estava tranquilo, com erros que, na minha opinião, nos custaram pontos, não ter colocado Ricardo. Acredito, tambem já o escrevi aqui, que esses “falsetes” sejam fruto da sua inexperiencia ao mais alto nivel, e que, no futuro, as suas decisões serão certamente bem melhores. Sobre a diferença entre estar lá e ver na TV a gravação… será qualquer coisa como ter um encontro com uma qualquer Miss Universo ou com uma “boneca insuflavel”, mesmo daquelas que ate parecem reais. Ao seu “lote de eleitos” gostaria que por cá continuasse o D. Valente, embora saiba que será dificil. Para já estou com os meus filhos a ver como nos “organizamos” para poder acompanhar a Briosa na Europa. Tambem em relação ao Presidente teci varias criticas ao longo dos tempos, algumas não terão sido inteiramente justas, continuo a considerar que é um Presidente que preside de costas para os socios, muito “fechado”, mas que, segundo os muitos amigos que tenho lá dentro, me dizem que ele é organizado e cumpridor com eles. Mas como bem disse, o optimo é inimigo do bom. Finalmente felizes daqueles que puderam sofrer estas últimas três semanas, que não foi o caso do avô do P. Costa, infelizmente. Porque será que seriamos a Briosa se assim não fosse ?? Sofrer ate ao fim é o nosso lema… mas este ano foi um abuso!!

      GD Star Rating
      loading...
  19. Sarabia
    Posted 23 de maio de 2012 at 14:49 | Permalink

    Ainda estou completamente embriagado pelo sonho que estamos a viver.
    Sinto é a falta de comentadores como se fossem amigos e que não leio faz algum tempo.
    Queria partilhar este momento com o MPS, Tiago Boavida, F.Soares, Mcv, António Ferrão e alguns outros que simbolizo nos já citados.
    Um abraço aonde quer que se encontrem.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
    • P. Oliveira
      Posted 23 de maio de 2012 at 16:16 | Permalink

      Do último referido sei eu: está bem e recomenda-se. Foi com ele e outros amigos, além da família, que almocei, vi o jogo e festejei no fim. Aliás, festejámos antes, durante e depois.

      GD Star Rating
      loading...
      • Sarabia
        Posted 23 de maio de 2012 at 16:36 | Permalink

        Obrigado P.Oliveira

        Fico satisfeito em sabê-lo.
        Oxalá haja sinal dos outros académicos citados.

        Um grande abraço.

        Briosa para sempre

        GD Star Rating
        loading...
  20. ...
    Posted 23 de maio de 2012 at 12:58 | Permalink

    Têm um jogo importantíssimo do futsal no Sábado. Mesmo que o jogo com Angola fosse Sexta a sessão com as taças para os adeptos tinha sempre de ser SEMPRE no Sábado para depois os encaminhar para o Futsal (e de caminho cobrar bilhetes para angariar receitas que tanto faltam). Que falta de visão …

    GD Star Rating
    loading...
  21. P. Oliveira
    Posted 23 de maio de 2012 at 12:57 | Permalink

    Yeaaah!, todos carregámos ascendentes nesta romagem.

    GD Star Rating
    loading...
    • P. Oliveira
      Posted 23 de maio de 2012 at 13:26 | Permalink

      O poste está bom, diga-se, assim como muitos dos comentários. A Académica é afetividade, mas hoje é quarta-feira e eu já choraminguei o que tinha a choramingar. Dou agora comigo antes a pensar que esta jornada tem de representar a passagem da Académica a um patamar superior, não só desportivo mas também. Viu-se claramente no domingo que isto anda tudo ligado: afetividade, empenho, trabalho, êxito. A ordem poderá ser esta, mas nada é assim tão estanque. A perspetiva de êxito trouxe-nos muito mais gente, todos com a sua história particular de ligação afetiva, e o êxito trouxe-nos certamente jovens fidelidades que convém agora adubar com novos êxitos. Fim de papo.
      Entretanto, ao almoço, compreendi finalmente o problema do Edinho. Que Deus o abençoe, pois marcou golos decisivos e, sabe-se agora, acabou por tornar o estertor lagarto ainda mais doloroso: o rapaz falha com os pés, porque tem dois e, no momento decisivo, por vezes um atrapalha o outro; é muito bom de cabeça, porque só tem uma.

      GD Star Rating
      loading...
      • Sarabia
        Posted 23 de maio de 2012 at 14:54 | Permalink

        Não posso estar mais de acordo quanto à primeira parte.
        Também concordo com a análise do Edinho, é um caso a ser estudado e… sob tese inconclusiva opino eu.

        Briosa para sempre

        GD Star Rating
        loading...
  22. ...
    Posted 23 de maio de 2012 at 12:55 | Permalink

    Grande texto. Parabens Gonçalo.

    Deixo o meu voto veemente de protesto contra o facto de fazermos o resto da festa a uma Quinta e Sexta Feira em horário de trabalho. Os sócios e adeptos de fora de Coimbra ficam assim excluídos da festa. Numa altura de internacionalizar a causa fechamo-la na cidade a 7 chaves. Esta Direcção continua a não saber o que é a Académica …

    GD Star Rating
    loading...
    • P. Oliveira
      Posted 23 de maio de 2012 at 13:28 | Permalink

      E sabe-se se o opositor estava disponível no sábado?

      GD Star Rating
      loading...
      • ...
        Posted 23 de maio de 2012 at 15:41 | Permalink

        Amigo P. Oliveira:

        O jogo podia ser Sexta, mas a festa com a taça e com os adeptos tinha de ser no Sábado antes do Futsal … Não me falem em impossíveis que ainda no Domingo trouxemos a taça :)

        GD Star Rating
        loading...
  23. Riclecr
    Posted 23 de maio de 2012 at 12:44 | Permalink

    Todos os adversarios que nos podem sair pro ano…

    http://en.wikipedia.org/wiki/2012%E2%80%9313_UEFA_Europa_League

    GD Star Rating
    loading...
    • Luís Miguel Silva
      Posted 23 de maio de 2012 at 17:20 | Permalink

      A Briosa em White Hart Lane ou em no Vicente Calderón?? Seria um sonho…

      GD Star Rating
      loading...
      • rICLECR
        Posted 24 de maio de 2012 at 11:55 | Permalink

        Vicente Calderón seria perfeito pois nao tinha de deslocar-me mas Anfield Road é o meu sonho.

        GD Star Rating
        loading...
  24. Posted 23 de maio de 2012 at 8:19 | Permalink

    Só para te dar um abraço, Gonçalo. Forte e sentido.

    GD Star Rating
    loading...
  25. JP
    Posted 23 de maio de 2012 at 7:57 | Permalink

    Dr. José Barros…a baliza sul é tua !

    GD Star Rating
    loading...
  26. Pedro Costa
    Posted 23 de maio de 2012 at 6:49 | Permalink

    Obrigado pelo texto lindíssimo e no qual todos nos conseguimos rever. Afinal, a Académica representa sempre algo mais! Este Domingo, todos nós comemorámos e partilhámos esta vitória com aqueles que nos fizeram, fazem e farão ter este amor pela Briosa. As saudades dos colegas de Liceu, os amigos de Faculdade, os companheiros da velhinha Central B, os amigos das viagens, as “molhas” das 2 últimas subidas, aquele golo, aqueles familiares que nos “empurraram” para a AAC, as memórias de cada recanto de Coimbra, a lembrança do espírito académico, a vivência estudantil…enfim, para mim, a Académica é isto e muito mais. E é, e será sempre, o coração e o sentimento! Brioooosaaaaaaaaa

    GD Star Rating
    loading...
  27. Augusto Costa Santos
    Posted 23 de maio de 2012 at 1:29 | Permalink

    Depois destes três belíssimos textos, apenas duas palavras, pois ainda estou emocionado com a sua leitura, ainda não refeito do espetáculo FANTÁSTICO que foi esta Final da Taça. Na verdade todos nós temos uma ou mais histórias a ligar-nos à Académica, mas estas foram verdadeiramente emocionantes
    PARABÉNS pelos textos excelentes que, por si só, comprovam a QUALIDADE dos Adeptos da Académica;
    OBRIGADO por darem VIDA a este blog os meus Amigos Gonçalo Cabral e Sarabia, desde que para aqui também vim e que tive a honra e a alegria de vir a conhecer pessoalmente; bem vindo João Figueiredo, que ainda não conheço, mas hei-de vir a conhecer, por a sua “entrada”
    ser já uma mais valia para este blog.
    Aos três um grande abraço do
    “Tito” Costa Santos

    GD Star Rating
    loading...
    • Sarabia
      Posted 23 de maio de 2012 at 14:37 | Permalink

      Caríssimo Tito Costa Santos

      Sempre dá mais jeito escrever aqui em cima, o amigo Gonçalo não leva a mal, decerto.
      Como o amigo diz a amizade não se agradece, doa-se.
      Não se apoquente demasiado com um jantar da “Casa da Académica de Lisboa” em que todos possamos estar presentes sobretudo numa altura tão festiva (nestas horas aparecem todos). O meu repto foi mais no sentido de juntar a malta do “Simplesmente Briosa” e respectivos comentadores numa simples confraternização.
      Quando me referi a ser em Lisboa é apenas porque me dá ideia que seria mais acessível à maior parte de quem aqui escreve…e por respeito a si, sendo em Lisboa o meu amigo estaria certamente presente.
      Independentemente de haver jantar ou não eu espero mesmo é encontrá-lo por aqui sempre que possível. É que o senhor também dá muita vida a este blogue e de forma exemplar.

      Um grande abraço.

      Briosa para sempre

      GD Star Rating
      loading...
  28. Sarabia
    Posted 23 de maio de 2012 at 0:18 | Permalink

    Aonde a leveza escrita e a profundidade de sentimentos se tocam.
    Texto admirável e muito académico.
    Quero dizer que se há causas que se transmitem por ideais afectivos, a Académica é uma delas. Nem sempre o discípulo está pronto, mas como diz o ditado budista: “quando o discípulo está pronto o mestre aparece”.
    Encontro de gerações.
    Houve uma geração que também foi profundamente sentida no Jamor, a geração celestial. Muitos de nós olharam os céus antes do apito final e perguntaram aos seus mestres académicos se estavam mesmo a velar por nós.
    Foram muitos os mestres a velar até ao apito final.
    Decerto o avô Carlos e o avô Célio estarão agora a sorrir,… quem sabe com o meu avô António Maria e com o meu pai Rogério a seu lado.

    Obrigado pela partilha.

    Briosa para sempre

    GD Star Rating
    loading...
    • João Figueiredo
      Posted 23 de maio de 2012 at 0:33 | Permalink

      Eis que me estreio a escrever neste blog, apesar de já o acompanhar há bastante tempo, e de conhecer pessoalmente alguns dos seus “donos”, chamemos-lhes assim.
      Este texto do amigo Gonçalo sem dúvida que me tocou e que me trouxe uma lagrimazinha marota ao canto do olho, pois eu próprio tenho as minhas histórias de família sobre a Académica.
      A minha família materna é de Coimbra, sendo que a paterna é da região de Leiria. Só conheci as minhas duas avós, se bem que a paterna bastante mal, pois faleceu era eu ainda muito novo. A minha avó materna deixou-nos há cerca de 3 anos, mas também ela partiu depois de me transmitir muitos ensinamentos sobre a Académica, bem como a minha mãe. Ela contava-me muito sobre como o meu avô ficava completamente transfigurado durante um jogo da Académica, ele um militar austero, mas um adepto ferrenho e, em parte, “louco” no bom sentido.
      Senti que esta vitória foi deles. O meu bisavô materno viu a Académica erguer a Taça em 39 e comandou boa parte dos festejos após o jogo no Terreiro do Paço, conduzindo uma “conga” de vários metros de extensão (rio-me só de imaginar a cena, naquela altura). O meu avô esteve na final de 67, onde muito sofreu, e a minha mãe, estudante em protesto contra o regime, em 69. Sei que, algures, eles estiveram a torcer pela sua Académica e também sei que, em parte, a eles se deveu a alegria que tive (que tivemos!) neste domingo. Quatro gerações distintas desta família já estiveram no Jamor, sendo que três estiveram lá presentes quando a Velhinha ergueu a Taça (meu bisavô em 39, eu e a minha mãe em 2012). Esperemos que mais venham, pois, se algum dia a vida me trouxer descendentes, ai deles que se atrevam a ser de outro clube que não a Académica! E ai da Académica que não volte a pisar o Estádio Nacional!

      A todos, um forte abraço!

      GD Star Rating
      loading...

Post a Comment

Your email is never published nor shared.

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Publicidade

    ForPrint - Toners e tinteiros