Naval 0 – AAC\OAF 1 & B. Castelo Branco 2 – AAC\OAF 1

No que diz respeito ao último jogo, contra o BFC, transcrevo os comentários do Rui Moreira – que esteve presente no Entroncamento para assistir ao “fenómeno” da nossa derrota contra uma equipa do CNS…

“mais um jogo. mais um resultado negativo.

Desta vez estive lá e fomos muito macios na defesa e muito pouco acutilantes no ataque.

Positivo: Ki (gostei muito!), Selim (muito bem), Hugo Seco, Rabiola e Paciência.

Menos positivo: Nascimento (muito macio), Iago (muito lento a tomar decisões)

1ª parte numa espécie de 4-2-3-1 que me pareceu mais um 4-1-4-1
2ª parte claro 4-4-2

Sofrer dois golos de canto é estupido! Marcamos bem as bolas paradas. A equipa jogou com

Lee
Emidio, Nascimento, Iago e Plange.
Obiora
Lagoa, Selin, Ki e Hugo Seco
Rabiola.

O Ki jogou a médio centro ao lado do selin, o selin as vezes vinha atras buscar jogo e o ki por vez assumia o lugar de 10.

Ao intervalo saiu o lagoa e entrou o paciencia e passamos a jogar em 4-4-2
Na segunda parte jogou-se

Lee (joao gomes ultimos 10′)
Emidio, Nascimento (Gustavo ultimos 10′), Iago e plange (ofori na direita durante 20minutos)
Obiora
Selin (mais na esquerda) ki (mais ao meio) e seco (na direita)
paciencia e rabiola.

Ainda entrou o Pedro Nuno para o lugar do Seco passando o Ki a jogar mais na direito e o Pedro Nuno ao meio.
Entrou ainda o taborda (10′) para o lugar do Ki.

Gostei dos 3 putos (Ki, Lagoa e Taborda). O lagoa um pouco apagado e o taborda com bons pormenores mas foram apenas 10′. Como já disse antes gostei muito do Ki!”

Relativamente ao jogo contra a Naval, que presenciei, tenho a dizer que me deixou insatisfeito e apreensivo, embora tenha gostado da um par de exibições. Começo por dizer que a Naval foi praticamente inofensiva no ataque, tendo feito apenas dois remates (um em cada parte), embora no meio campo (e os keepers) esteja bem servida.

Depois também é conveniente referir que um resultado mais consentâneo com a exibição teria sido uns 5 ou 6 a zero, uma vez que mandamos 3 bolas à madeira, e os keepers deles fizeram no mínimo umas 6 defesas “de golo”.

Começamos o jogo com o Trigueira; Aderlan, Real, William e Ofori; Fernando Alexandre, Pedro Nuno e Rui Pedro; Nii Plange, Ivanildo e Rafael Lopes. Aos 15′ o Ivanildo lesionou-se sozinho (aparentemente não é nada grave) e foi substituido pelo Hugo Seco, derivando o Nii Plange para a esquerda do ataque. Jogamos basicamente em 4-4-2 com o Pedro Nuno e o Fernando no meio e o Rui Pedro mais próximo do Rafael, por vezes alternando para outro esquema em que o Rui Pedro descia e os alas subiam, mas sem ser nem um 4-2-3-1 nem um 4-3-3 “puro”.

Aqui começa a minha primeira razão de insatisfação e apreensão: o meio campo da Naval deu-nos MUITO mais luta do que seria previsivel! O Pedro Nuno jogou bastante bem, a equipa não trocava mal a bola, mas o que é certo é que os miúdos (literalmente) da Naval iam conseguindo bloquear os nossos movimentos. Quando conseguíamos passar pelos defesas deles pelas laterais os cruzamentos eram maus, e quando era pelo centro do terreno falhávamos. Mas na 1ª parte eles foram-se aguentando. Tivemos 5 ou 6 hipóteses, tendo o keeper deles feito 4 enormes defesas.

Na 2ª parte, eles “rebentaram” e aí começou o festival de falhanços escandalosos. As alterações também ajudaram à nossa superioridade pois mesmo tendo colocado em campo muitos ex-juniores, os nossos suplentes são melhores do que os deles. A toada foi a mesma, nós por cima, eles inofensivos e nós a falahrmos. Convém aqui destacar no entanto a exibição do Gustavo (opinião generalizada dos adeptos da Naval que estavam à minha volta) pois se a Naval não fez mais foi porque o rapaz apagou os “pequenos” focos de incendio que iam aparecendo – especialmente pela esquerda – quer fazendo as dobras ao Ofori, quer indo limpar o Real (tendo até ido fazer dobras à direita). É bastante alto mas muito rápido! Não falhou um corte, penso que terá falahdo um par de passes, e a única “asneira” que o vifazer foi uma charutada disparatada quando podia ter feito um corte mais limpo. Mas honestamente, e tendo sido a primeira vez que o vi jogar, não percebi as críticas todas que lhe têm feito…

O Viterbo foi trocando jogadores – colocando em campo os ex-juniores João Gomes, Ki, Lagoa e Taborda e ainda o Paciência e o Iago – e destes gostei bastante do Ki e do Paciência, que demonstrou claramente que é jogador “de outro campeonato”.

Os muitos falhanços do Rafael Lopes e do Rui Pedro é que foram maus demais. E são a segunda razão da minha insatisfação e apreensão. Se, perante uma equipa nitidamente mais frágil, não conseguimos marcar golos, pior, FALHAMOS golos desta forma, então contra equipas mais fortes o panorama é negro!!! Lá marcamos um, pelo Rui Pedro, a passe do Paciência (que descai bastante bem para a esquerda, embora a posição dele seja no meio) e “viva o velho”.

Individualmente gostei do William, do Pedro Nuno, do Hugo Seco (entrou muito bem), do Ki e do Paciência. Os restantes ex-juniores foram muito discretos.

Para concluir, e tendo em conta que no jogo a seguir a este fomos derrotados pelo Benfica e Castelo Branco, estou expectante para ver como vai ser o jogo na próxima 3ªf contra o actual campeão marroquino, e depois o de sabado contra o Rio Ave, jogos mais “a doer” e que permitirão – espero eu – afinar a máquina melhor, porque senão estamos bem lixados…

Saudações

2 de agosto de 2015
últimas da Briosa

AAC\OAF 2 – Tondela 1

por Andre

Ganhamos ao Tondela 2-1, dois golos do Ivanildo, um em cada parte. Estes primeiros jogos de preparação, valendo o que valem, não têm de facto criado – pelos relatos e comentários de quem os viu – grande entusiasmo nos adeptos, antes pelo contrário, têm deixado no ar alguma apreensão pelo rumo que as coisas podem […] ler mais +

25 de julho de 2015

Académica perde 1-0 com o Arouca

por Goncalo Cabral

A tarde estava com um sol bem agradável mas o futebol a que se assistiu no Estádio Efapel Cidade de Coimbra esteve longe de acompanhar a beleza da época. Uma equipa montada num claro 4-4-2 em losango, com Lee na baliza, uma defesa bastante próxima daquela que será a base da época com Aderlan, João […] ler mais +

22 de julho de 2015

Académica vence 3-1 no primeiro jogo da temporada

por Goncalo Cabral

Voltou novamente a rolar a bola com as camisolas de losango preto em campo. Mataram-se saudades do Viterbo no banco (cadeira de plástico no caso de hoje), dos adeptos nas bancadas (que em Quiaios não existem) e houve lugar até a surpresas inesperadas como um golo de Rafael Lopes. A Académica está de volta aos […] ler mais +

15 de julho de 2015

Primeiras três jornadas

por Andre

Foram revelados os horários das 3 primeiras jornadas do campeonato e nós vamos jogar nas duas primeiras à 2ªf à noite (fora contra o Paços) e em casa (contra o Setúbal) – ambos os jogos às 20h com transmissão na tv – e depois na terceira jornada recebemos a lagartagem no domingo à noite (19h, […] ler mais +

14 de julho de 2015
  • Soluções Web

    Arrendamento online
  • Buy on Amazon